Rosa
- silviarisilva
- 4 de jan. de 2022
- 3 min de leitura

Rosa centifolia
Nome Botânico: Rosa damascena, Rosa centifolia, Rosa galica.
Familia Botânica: Rosaceae
Nome em inglês: Rose.
Tipo de Planta: A roseira é um arbusto de até 2 metros, com espinhos e flores bastante perfumadas.
Óleo Extraído de: Flores.
Aparência do óleo: Transparente/fluído quando destilado.
Escuro/denso quando extraído por solvente, na forma de absoluto.
Aroma: Perfumado, floral e doce-mel.
Origem: Marrocos, Bulgária, Turquia e França.
Principais constituintes: Geraniol, citronelol, farnesol, nerol, eugenol, mirceno, serol.
Propriedades: Antidepressivo, anti-inflamatório, antisséptico, antiespasmódico, afrodisíaco, bactericida, colagogo, depurativo, diurético, emenagogo, estimulante do fígado, laxativo, sedativo, estimulante do estômago e tônico.
Principal Utilização:
Sistema Geniturinário e Hormonal: Tem efeito no corpo como um fito-hormônio, sendo um excelente regulador hormonal feminino e masculino. Trata problemas menstruais, cólicas, TPM, secreção vaginal, infertilidade, produção de sêmen, frigidez, impotência, problemas do útero e menopausa. Possui um bom efeito afrodisíaco. Trata problemas de ordem sexual.
Tônico Cardíaco e Circulatório: Purifica o sangue e alivia a congestão cardíaca. Tonifica os capilares e tem ação descongestionante, em vez de estimulante.
Outras Utilizações:
Tratamento de Pele e Cabelo: É um poderoso regenerador e rejuvenescedor dos tecidos. Útil para todos os tipos de pele, embora seja especialmente benéfico para peles maduras, secas, ásperas, rachadas, ressecadas ou sensíveis. Tem ação tônica e suavizante para inflamações, escaras e problemas de pele como acne e dermatites.
A rosa é um poderoso tônico para a juventude da pele, retarda e trata o seu envelhecimento, mantendo-a jovem e saudável.
Também tem efeito benéfico para tratar problemas respiratórios, dor de cabeça e cansaço muscular.
A rosa possui um efeito calmante e anti-inflamatório, sendo util por exemplo em casos de conjuntivite, onde se utiliza a compressa fria com chá das pétalas.
Psicologicamente: Calmante e sedativo nervoso. Bom contra depressão, TPM, pesar, raiva, ciúmes. Alivia o stress, cansaço mental e ansiedade. Estimulante do humor.
Combinações: Lavanda, Gerânio, Laranja, Jasmim, Sândalo, Petitgrain, Hortelã, Ylang Ylang, Manjerona, Bergamota
Curiosidade: Apesar de parecer delicado, o óleo de rosas é poderoso, principalmente no plano emocional. O óleo é um dos mais caros da Aromaterapia, devido a grande quantidade de flores necessárias para a sua extração, para obter 1 litro de óleo essencial, são necessárias 4 toneladas de flores.
É caro e raro, sendo muitas vezes adulterado, trocado por essências sintéticas. Ou ainda substituído por óleos de aroma parecido, como a palmarosa. O óleo essencial extraído da espécie Rosa damascena, conhecida como "Rosa da Bulgária", é o mais tradicional e famoso óleo de rosas do mundo.
A rosa é um óleo com aroma floral, doce e delicado, por isso muito apreciado por mulheres, e parece ter um efeito renovador e milagroso para problemas que as afligem. Mas também tem efeito nos homens, pois é um poderoso afrodisíaco e trata vários problemas de ordem sexual, cardíaca e de pele.
Cuidados: Usar diluído.
O médico e filósofo árabe Avicenna (980 - 1073), foi muito provavelmente, o primeiro estudioso no assunto, a descobrir o processo de destilação dos óleos essenciais. E a rosa foi sua primeira experiência nessa área, isso ocorreu no século X.
Porém mesmo antes disso, a rosa já era usada por povos antigos, como os egípcios, para adquirir óleos e unguentos perfumados, para tratar o corpo. O óleo perfumado com rosa na antiguidade, era considerado um poderoso calmante para inflamações da pele e dos órgãos.
A rosa (assim como o sândalo e o jasmim) é muito utilizada em óleos aromáticos usados nas massagens indianas (ayurvedicas), também em receitas cosméticas na Índia e em vários países do oriente.
Processo de extração do óleo de rosas no século XVIII.
O óleo de rosas na Idade Média era um dos mais produzidos para a fabricação de perfumes, tornando-se um dos mais caros e nobres artigos aromáticos da época. A França se tornou o berço da perfumaria, e seus perfumistas os mais respeitados no velho mundo.
Fonte: oleosaromaticos
Comments