top of page
  • silviarisilva

Aquiléia



Aquiléia - Achillea millefolium


Nome Botânico: Achillea millefolium.


Família Botânica: Asteraceae.


Outros Nomes: Milefólio, Mil-folhas.


Nome em Inglês: Yarrow.


Nome em Espanhol: Milenrama.


Óleo Extraído de: Folhas e flores.


Aparência do óleo: Transparente azul/fluído.


Aroma: Amargo-adocicado, herbal e fresco.


Origem: Europa e Ásia.


Propriedades: Anti-inflamatório, anti-séptico, anti-espasmódico, adstringente, colagogo, diurético, expectorante, febrífugo, estimulante, tônico, analgésico, anti-oxidante, anti-viral, calmante, digestivo, hipotensor e carminativo.


Principais Constituintes: Borneol, cineol, azuleno, limoneno, pineno.


Principal Utilização:


Sistema Digestivo: Trata flatulência, diarreia, gastralgia, gastrite, vômitos, dores estomacais, má digestão, prisão de ventre e cólicas. Ativa a bílis, auxiliando a digestão de gorduras e estimulando o apetite.


Sistema Hormonal e Geniturinário: É um fito-hormônio, tratando problemas como TPM, irregularidade menstrual e problemas hormonais. É boa para muitos desarranjos femininos, incluindo menstruação escassa, irregular, dolorida, perda excessiva de sangue, hemorragia uterina, inflamação no ovário, prolapso uterino e fibromas.


Outras Utilizações:


Sistema Muscular: Suas qualidades analgésicas e sedativas são eficazes em dores musculares e reumatismo.


Sistema Circulatório: É um tônico para a circulação, estimula a renovação do sangue. Ameniza problemas de circulação como varizes e hemorroidas


Tratamento da pele: O óleo da aquiléia é muito benéfico para a pele. Tem uma ação lenta porém eficaz como cicatrizante em feridas, cortes, rachaduras, e ulcerações. Equilibra a oleosidade da pele e do couro cabeludo, e pode ajudar o crescimento dos cabelos.


Psicologicamente: Altamente relaxante, alivia o stress e a ansiedade. Também controla a hipertensão e insônia.


Curiosidades: A aquiléia ou milefólio é da mesma família da Camomila Alemã, possuindo propriedades terapêuticas semelhantes, inclusive o mesmo componente químico: o azuleno, que dá ao óleo essencial a cor azul-escura.


Assim como o óleo de Camomila, esse é um poderoso cicatrizante e reparador do sistema digestivo.


Cuidados: Usa-lo diluído. Evitar na gravidez.


Combinações: Lavanda, Neroli, Bergamota, Jasmim, Rosa, Palmarosa, Ylang-ylang, Petitgrain, Sândalo, Sálvia, Laranja, Tangerina, Cedro, Vetiver, Hortelã.


O nome da erva (Achillea) deriva do herói da Ilíada, Achilles. Guerreiro poderoso e destemido que ajudou na batalha de Tróia. Segundo a história, Aquíles era conhecedor do poder curativo das ervas e usava a aquiléia para curar seus ferimentos das batalhas. Isso nos mostra que a erva era conhecida e usada por seus benefícios medicinais desde a antiguidade e permaneceu com essa reputação até a Idade Média, onde era usada para curar infecções, resfriado, febres, ferimentos, estancar sangramentos, etc...


AQUILÉIA

(Achillea millefolium)


Fonte: oleosaromaticos

0 visualização0 comentário

Kommentare


Post: Blog2_Post
bottom of page