top of page
augustusgabe

Byosen – técnica Reiki para a compreensão das sensações nas mãos



Na prática de Reiki é muito comum haver sensações nas palmas das mãos, com o fluir da energia. Essas sensações são representações do estado energético da pessoa que está a ser tratada, quer seja outro ou quer sejamos nós no auto tratamento. Como já foi dito no artigo sobre a profissionalização no Reiki, não realizamos um diagnóstico médico, longe disso mas, realizamos uma avaliação energética!


Essa avaliação energética tem um conjunto de representações às quais o Mestre Usui chamava “Byosen”, ou “acumulação de doença”. Esta avaliação é resultante das posições que vamos executando ao longo do corpo do receptor (ou do nosso próprio), seguindo sempre um código de ética. Hoje em dia aprendemos um protocolo de 12 ou 15 posições de tratamento, que mapeiam a cabeça, articulações e os nossos chakras principais ou glândulas endócrinas. Sabemos que no início, o Mestre Usui ensinava algo de bastante mais simples – Tratar da cabeça (a fonte de todos os nossos problemas) e depois da zona afetada.


No seu novo livro “This is Reiki” (Lotus Press 2012), Arjava Petter entrevista o Mestre Ogawa e uma das questões é precisamente o tratamento a outros:


Arjava Petter: Usa 12 ou 15 posições de mãos que correspondem aos chakras ou glândulas endócrinas, como usamos na tradição ocidental do Reiki?


Quanto tempo deixa as mão em cima ou numa posição em particular?


Junta os dedos das mãos?


Usa as duas mãos? Esta é a forma como aprendemos Reiki.


Ogawa: Deixamos que o Byosen nos guie e não usamos um tratamento standard.


Uma vez que aprendam a escutar o byosen, não há necessidade para um sistema.


O mais importante ponto é tratar a cabeça. Por vezes é preferível ficar numa posição por uma hora, por exemplo, quando se trata o Tanden.


Frank Arjava Petter diz-nos que:


“Os ensinamentos originais não aplicavam nenhum tratamento standard. Usui Sensei como Hayashi Sensei davam manuais aos seus alunos com um guia de tratamento para doenças comuns, mas estes eram para os iniciantes inexperientes.


Os praticantes experientes aprendiam uma técnica avançada que é, infelizmente, incomum para nós fora do Japão. De acordo com Chiyoko Sensei, Koyama Sensei e Ogawa Sensei, tanto Usui Sensei como Hayashi Sensei trabalhavam com o que Usui Sensei chamava Byosen… Usui Sensei criou esta palavra de dois Kanji.


O primeiro é Byo, que significa doente, doença. O segundo caracter, Sen, significa acumulação, ou bloqueio dos vasos, nos casos da linfa ou do sangue. Juntos (os kanji) descrevem a acumulação ou bloqueio devido a toxinas…”


Os vários tipos de Byosen


Onnetsu 温熱 – Calor/Febre


Sentimos este calor quando as mãos são colocadas numa zona que esteja rígida, tensa, ou com ligeira deficiência de energia no corpo do receptor. Este calor é ligeiramente superior à temperatura do corpo.


Atsui Onnetsu 熱い温熱– Calor Intenso – a zona necessita de energia. As mãos podem fica quentes, muito quentes, pode até dar a sensação de todo o corpo estar a aquecer.


Piri Piri Kan ぴりぴり感 – Sensação de formigueiro se a tensão e rigidez do corpo for mais séria, tem-se a sensação de formigueiro nas palmas e nas pontas dos dedos.


Hibiki 響き– Pulso, Eco


Hibiki é uma sensação tipo “pulso”, que indica que a energia está a estimular os vasos sanguíneos, causando contração e expansão. Neste ponto o sangue começa a circular com maior fluidez. Pode ser algo como uma infecção, cansaço profundo, irritabilidade ou início de algum distúrbio energético na pessoa que poderá originar doença física


Itami 痛み– Dor


Itami e uma sensação de dor nas mãos que nos indica que o estado do Byosen, do receptor e critico. Quanto mais grave o estado, mais dor pode gerar. A dor pode passar para a parte superior das mãos, pulsos, cotovelos, ombros.


Isto não significa que estão a absorver energia negativa do receptor, esse fenómeno não e possível de acontecer com o Reiki no entanto, devem afastar as mãos de qualquer desconforto, sacudir, verificar a ligação o Reiki e voltar ao tratamento, por exemplo, começando das extremidades para o centro da questão.


Samui 寒い – Frio


Bloqueio do chakra, consciente ou inconsciente, pode estar associado a um trauma. (Este byosen não faz parte do conjunto inicial de cinco, no entanto, é uma sensação que por vezes é sentida e como tal deve ser esclarecida).


Deixamos a ressalva que estas técnicas devem ser realizadas por um Mestre que as saiba explicar e o seu sentido está enquadrado dentro da prática e filosofia de vida do Reiki.


Sobre o Mestre Ogawa, iremos publicar um artigo específico, com as suas revelações surpreendentes sobre Reiki e a sua aplicação no Japão.


Fonte: joaomagalhaes

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page