top of page
  • silviarisilva

Como aplicar a Cromoterapia



A Cromoterapia utiliza as sete cores do arco-íris, que são aplicadas em regiões com alguma disfunção no corpo. Durante a sessão, o número de cores utilizadas vai depender da necessidade da pessoa a ser atendida, que pode ser uma, duas ou três cores.


A aplicação pode ser feita de maneira preventiva, energizando determinado órgão com a sua cor relacionada, reequilibrando o chakra correspondente. Também há a aplicação emergencial, quando já existe algum distúrbio físico ou emocional.


Neste caso especifico, vai depender da queixa apresentada pelo paciente. Cada cor apresenta a sua frequência, e mesmo que se projete duas cores em um mesmo local, elas se juntam ampliando o campo iluminado; só que a energia não se aglutina. Há a necessidade de fazer a mistura no interior da lâmpada ou com um filtro colorido, para que a onda tenha a sua origem na própria fonte luminosa.


A aplicação de luz colorida deve ser feita com a lâmpada acesa e projetada diretamente na região pré-determinada, com leves movimentos, a uma certa distância para que a área do corpo se apresente na cor da luz. Não se deve tocar a pele do indivíduo, para não causar desconforto e nem machucá-lo. Quanto mais forte for a luz, maior deve ser a distância do local. Quanto às lâmpadas para Cromoterapia, pode-se utilizar coloridas comuns encontradas facilmente no mercado. Há também, aparelhos de Cromoterapia que hoje são bastante utilizados, alguns com filtros coloridos e outros com o sistema RGB (red green blue), que misturam as cores a fim de se obter as sete cores do arco-íris, a partir das cores básicas da luz (vermelho, verde e azul).


Eles facilitam o manuseio e a aplicação das cores, mas não são diferentes quanto aos efeitos, já que esses efeitos são produzidos pela cor irradiada por eles ou pelas lâmpadas coloridas. O tempo de aplicação vai depender da intensidade da iluminação utilizada. Quanto mais forte, será necessário menos tempo para a obtenção dos benefícios das cores.


No geral, uma sessão de Cromoterapia pode ser feita em um período breve de 5 a 10 minutos, ou em período médio de 20 a 30 minutos. Vai depender muito do trabalho do terapeuta e da associação ou não de outras técnicas. Se a pessoa for fazer em casa, enquanto faz uma tarefa, por exemplo, pode expor-se até cerca de uma hora.


Observa-se que, quanto mais a pessoa está receptiva e compenetrada enquanto recebe a aplicação, menos tempo é necessário para obter os benefícios. Normalmente, o azul, o índigo e o violeta devem ser aplicados no máximo por uma hora. Já o vermelho, o laranja e o amarelo, por cerca de 30 minutos.


O número de sessões estipuladas para o tratamento também é uma atribuição do terapeuta, assim como, a indicação de sessões em consultório e/ou em casa. A solarização da água é quando colocamos um recipiente colorido ao sol, para que a luz solar o atravesse, e onde as ondas assumem a vibração da cor, fazendo com que a energia do raio colorido penetre nas moléculas da água.


E, quando o indivíduo ingere essa água, recebe os benefícios terapêuticos em seu organismo. Caso não tenha o vidro colorido com o matiz puro da cor desejada, pode utilizar o papel celofane para envolver o vidro transparente e sem cor. Deve-se encher o recipiente de água potável e levá-lo ao sol. Se o sol estiver forte, deixar por cerca de trinta minutos, mas se o dia estiver nublado e chuvoso, o período de exposição passa para cerca de 10 a 12 horas. Depois disso, a água solarizada pode ser ingerida, no mínimo um copo por dia, e depois, acondicionada na geladeira.


É muito indicada para problemas gastrointestinais e circula- tórios. A Cromoterapia é uma prática natural que não dispensa a visita aos médicos, e é muito usada, paralelamente, a trata- mentos clínicos e medicamentosos. Quanto à projeção mental da cor, também usada por alguns terapeutas, pode até ser usada em tratamentos à distância. O terapeuta projeta mentalmente as cores, quando visualiza determinada cor sobre uma pessoa (presente ou distante).


A energia se dissipa por ondas do pensamento na frequência da cor anteriormente visualizada até atingir a pessoa. É necessário usar a criatividade e a concentração para imaginar as cores no corpo inteiro do indivíduo que vai receber, ou na região em desarmonia. A seleção das cores é muito importante devido às propriedades específicas das mesmas e seus benefícios para a saúde. O terapeuta vai utilizar seus conhecimentos nessa área, para selecionar as cores que irão atender as necessidades energéticas, promovendo a saúde e trazendo o bem-estar para a pessoa em questão.


Fonte: scribd

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


Post: Blog2_Post
bottom of page