top of page
  • silviarisilva

Coração




Coração


O coração é uma bomba muscular que fornece a força necessária para que o sangue circule por todos os tecidos do corpo. Sua função é vital porque, para sobreviver, os tecidos precisam de um suprimento contínuo de oxigênio e nutrientes, e os resíduos metabólicos precisam ser removidos. Privadas dessas necessidades, as células logo sofrem alterações irreversíveis que levam à morte. Enquanto o sangue é o meio de transporte, o coração é o órgão que mantém o sangue em movimento através dos vasos. O coração adulto normal bombeia cerca de 5 litros de sangue a cada minuto ao longo da vida. Se ele perder sua eficácia de bombeamento por alguns minutos, a vida do indivíduo estará em risco.


Estrutura do coração


O coração humano é um órgão muscular de quatro câmaras, com forma e tamanho aproximadamente como o punho fechado de um homem, com dois terços da massa à esquerda da linha média.


O coração é envolvido por um saco pericárdico que é revestido com as camadas parietais de uma membrana serosa. A camada visceral da membrana serosa forma o epicárdio.


Camadas da parede do coração

Três camadas de tecido formam a parede do coração. A camada externa da parede do coração é o epicárdio, a camada média é o miocárdio e a camada interna é o endocárdio .


Câmaras do coração


A cavidade interna do coração é dividida em quatro câmaras:


Átrio direito

Ventrículo direito

Átrio esquerdo

Ventrículo esquerdo


Os dois átrios são câmaras de paredes finas que recebem sangue das veias. Os dois ventrículos são câmaras de paredes espessas que bombeiam com força o sangue para fora do coração. As diferenças na espessura das paredes das câmaras cardíacas são devidas a variações na quantidade de miocárdio presente, que reflete a quantidade de força que cada câmara deve gerar.


O átrio direito recebe sangue desoxigenado das veias sistêmicas; o átrio esquerdo recebe sangue oxigenado das veias pulmonares.


Válvulas do coração


As bombas precisam de um conjunto de válvulas para manter o fluido fluindo em uma direção e o coração não é exceção. O coração tem dois tipos de válvulas que mantêm o sangue fluindo na direção correta. As válvulas entre os átrios e os ventrículos são chamadas de válvulas atrioventriculares (também chamadas de válvulas cúspides), enquanto aquelas nas bases dos grandes vasos que saem dos ventrículos são chamadas de válvulas semilunares.


A válvula atrioventricular direita é a válvula tricúspide. A válvula atrioventricular esquerda é a válvula bicúspide ou mitral. A válvula entre o ventrículo direito e o tronco pulmonar é a válvula semilunar pulmonar. A válvula entre o ventrículo esquerdo e a aorta é a válvula semilunar aórtica.


Quando os ventrículos se contraem, as válvulas atrioventriculares se fecham para evitar que o sangue flua de volta para os átrios. Quando os ventrículos relaxam, as válvulas semilunares se fecham para evitar que o sangue flua de volta para os ventrículos.


Caminho do sangue através do coração


Embora seja conveniente descrever o fluxo de sangue pelo lado direito do coração e depois pelo lado esquerdo, é importante perceber que os átrios e os ventrículos se contraem ao mesmo tempo. O coração funciona como duas bombas, uma à direita e outra à esquerda, funcionando simultaneamente. O sangue flui do átrio direito para o ventrículo direito e depois é bombeado para os pulmões para receber oxigênio. Dos pulmões, o sangue flui para o átrio esquerdo e depois para o ventrículo esquerdo. A partir daí é bombeado para a circulação sistêmica.


Suprimento Sanguíneo para o Miocárdio


O miocárdio da parede do coração é um músculo de trabalho que precisa de um fornecimento contínuo de oxigênio e nutrientes para funcionar de forma eficiente. Por esta razão, o músculo cardíaco tem uma extensa rede de vasos sanguíneos para trazer oxigênio para as células em contração e remover produtos residuais.


As artérias coronárias direita e esquerda, ramos da aorta ascendente, fornecem sangue às paredes do miocárdio. Depois que o sangue passa pelos capilares do miocárdio, ele entra em um sistema de veias cardíacas (coronárias). A maioria das veias cardíacas drena para o seio coronário, que se abre no átrio direito.


Fonte: National Cancer Institute

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page