top of page
  • silviarisilva

Cromoterapia




Durante o século XX, pesquisadores das áreas de Biologia e Física se interessaram pela natureza e pelos efeitos da luz; muitas de suas descobertas foram aproveitadas para melhorar a compreensão da Cromoterapia.


Hoje se sabe que esta técnica não funciona simplesmente pela sugestão que possa resultar do gostar ou não de uma cor, mas que é um processo complexo que envolve efeitos físicos, emocionais e subconscientes das cores.


Físicos, porque a existência de uma cor implica a existência de luz com determinadas características de onda e de substâncias cuja composição química favoreça a absorção ou reflexão dessa luz; emocionais, porque as diferentes cores impressionam de modos diversos nosso sistema nervoso, criando estados emocionais diferentes; subconscientes porque, ao fixar a atenção em uma determinada cor, desencadeamos processos inconscientes de controle das funções orgânicas que essas cores evocam.


Embora muitas vezes ainda seja usada de modo superficial e mecânico, a Cromoterapia é muito mais do que a aplicação de uma luz de uma determinada cor sobre um ponto do corpo. Embora em muitos casos o efeito físico da luz sobre as estruturas orgânicas seja o mais importante, frequentemente e indispensável a associação dos efeitos emocionais (criação de um estado de ânimo que favoreça a cura) e subconscientes (mobilização das reações orgânicas simbolizadas pela cor). Cada um desses efeitos é obtido por meio do uso de técnicas diferentes; por isso, é essencial um treinamento básico dessas técnicas para a plena utilização da Cromoterapia em si mesmo ou em outras pessoas.


Qualquer pessoa pode aprender a praticar a Cromoterapia; não é preciso ter poderes especiais para isso. Entretanto, é fundamental que você mantenha bem claros em sua mente os limites de sua atuação. Um médico, dentista, psicoterapeuta, fisioterapeuta ou outro profissional de saúde pode permitir-se uma liberdade maior porque, por sua formação profissional, ele está capacitado para fazer diagnósticos dentro de sua especialidade e compreender o que está se passando no organismo do cliente; já as pessoas sem qualquer tipo de formação clínica deverão saber até onde os pequenos problemas de saúde podem ser resolvidos apenas por métodos simples e suaves, e a partir de que ponto você ou seu amigo deve procurar um profissional de saúde para receber os cuidados de que necessita. A isto se chama autocuidado responsável, que é muito diferente da automedicação desinformada.


A Cromoterapia é uma técnica muito suave, que visa a reequilibrar a dinâmica da energia do organismo; quando existe algum tipo de agressão ou lesão grave, é necessário atuar diretamente na correção desse problema. A Cromoterapia, nesses casos, funciona como uma técnica de apoio: serve para tornar o organismo mais receptivo e aumentar sua resposta às outras medidas terapêuticas necessárias ao caso.


O uso isolado da Cromoterapia só é aceitável e eficiente quando os objetivos são a prevenção de doenças (pela adoção de uma rotina de equilíbrio do campo energético do organismo), uma mudança no estado de espírito individual ou coletivo (pelo uso das cores no ambiente) ou a correção de desequilíbrios leves, principalmente quando sugerirem a predisposição para um certo tipo de problema, o que indica a necessidade de uma terapia de reequilíbrio geral.


Fonte: scribd

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

تعليقات


Post: Blog2_Post
bottom of page