top of page
  • silviarisilva

Cálamo




Cálamo - Acorus calamus


Nome Botânico: Acorus calamus.


Família Botânica: Acoraceae.


Nome em inglês: Calamus


Tipo de Planta: Erva do tipo gramínea de áreas alagadas, que produz flores em forma de espiga.


Óleo Extraído de: Raízes frescas ou secas.


Aparência do óleo: Transparente avermelhado/fluído.


Aroma: Herbal e terroso.


Origem: Ásia, especialmente a Índia.


Propriedades: Antiespasmódico, digestivo, analgésico, estimulante do metabolismo e da circulação sanguínea, antirreumático, antimicrobiano, estimulante e desintoxicante gástrico, expectorante, descongestionante e afrodisíaco.


Principais Constituintes: Gama asarone, alfa asarone, delta cadineno, metiliso eugenol, geraniol, linalol, beta asarone, .


Principal Utilização:


Sistema Linfático: Bom para estimular a circulação e eliminação de líquidos do corpo. Usado em massagens e drenagem linfática para diminuir edemas, inchaços, retenção de líquidos. Também ajuda na dissolvição de gordura localizada.


Sistema Muscular e Circulatório: Bom estimulante da circulação sanguínea local e analgésico, ajudando no tratamento de dores musculares, articulares, lombares e artrites.


Outras Utilizações:


Sistema Digestivo: Trata prisão de ventre, indigestão, cólicas e inchaço estomacais, cólicas menstruais, náuseas e gases.


Tratamento da Pele: Alto poder antioxidante para evitar o envelhecimento e manter a pele renovada. Usado em cremes ou loções corporais, e através de massagens.


Sistema Respiratório: Expectorante e descongestionante para resfriados, gripes, sinusites e tosse.


O cálamo também é útil para bochechos contra gengivite e mal hálito.


Psicologicamente: Aquecedor, reanimador e estimulante do ânimo. É um ótimo antidepressivo e afrodisíaco. Trata desânimo, preguiça, letargia e questões emocionais do coração.


Curiosidades: O cálamo é uma planta usada pela humanidade desde a antiguidade, inclusive sendo citada na Bíblia como uma planta sagrada. Civilizações como sumérios e egípcios utilizavam-a como incenso. Há 4000 mil anos é usada nas medicinas chinesa e ayurvédica (indiana) pelos seus fins terapêuticos.


Cuidados: Por muitos o óleo do cálamo é considerado tóxico e perigoso, sendo citado em alguns livros como contendo efeitos cancerígenos, o que não é cientificamente comprovado. De qualquer forma é um óleo muito usado no oriente, mas requer cuidados.


Combinações: Limão, Laranja, Cravo, Grapefruit, Rosa, Bergamota, Manjericão, Manjerona, Laranja, Ylang Ylang, Sândalo, Cedro, Patchouli, Canela, Capim-limão.


CÁLAMO

(Acorus calamus)


Fonte: oleosaromaticos

1 visualização0 comentário

留言


Post: Blog2_Post
bottom of page