Elemi - Canarium luzonicum
Nome Botânico: Canarium luzonicum.
Família Botânica: Burderaceae.
Outros Nomes: Manila elemi.
Nome em Inglês: Elemi.
Nome em Espanhol: Elemi.
Tipo de Planta: Árvore tropical de médio e grande porte.
Óleo Extraído de: Resina extraída da casca/madeira.
Aparência do óleo: Transparente/fluído.
Aroma: Cítrico, balsâmico e levemente picante.
Origem: Filipinas.
Propriedades: Analgésico, tônico, estimulante, antiviral, expectorante, bactericida, balsâmico, fungicida.
Principais Constituintes: Dipenteno, elemicino, elemol, limoneno, felandreno e terpineol.
Principal Utilização:
Antisséptico e Tratamento Cutâneo: A propriedade antisséptica protege de todas as possíveis infecções de micróbios, bactérias, fungos e vírus, além de dar proteção contra a septicemia e contra o tétano. O óleo não só é aplicável na proteção de feridas, mas também é eficaz na prevenção de infecções na uretra, bexiga, aparelho urinário, cólon, rins, intestinos, estômago e outros órgãos internos, seja qualquer tipo de ferida ou úlcera interna ou externa. Trata e cura problemas de pele com as mesmas características que o óleo essencial de Mirra.
Outras Utilizações:
Sistema Muscular e Locomotor: O óleo essencial com todas as suas propriedades analgésicas, é eficaz em tratar as dores relacionadas com o frio, febres, entorses, etc. Ele ajuda a curar dores musculares, dores nas articulações e problemas dolorosos em geral do corpo.
Sistema Respiratório e Imunológico: O óleo essencial de elemi liberta o catarro e ajuda-o a sair na tosse ou nas fezes. Ele também limpa o congestionamento e torna a respiração mais fácil. Alivia congestão nasal, e peitoral. É eficaz em casos de resfriado, sinusite, asma, bronquite, e qualquer problema de ordem respiratória. Também é um imuno-estimulante, ajudando no fortalecimento de nossas defesas contra doenças.
O óleo tem o efeito de um estimulante generalizado. Ele estimula a quase todas as funções no organismo.
Psicologicamente: Este óleo funciona como um tónico para os nervos. É eficaz no tratamento de problemas nervosos, distúrbios e no fortalecimento dos nervos.
Curiosidades: Este óleo é usado principalmente na fabricação de sabão, cosméticos, incensos, unguentos, perfumes e nas indústrias de tintas. Acredita-se que este óleo teria sido usado no antigo Egito para embalsamar as múmias.
Cuidados: Usa-lo diluído. Pode irritar a pele mais sensível.
A resina do elemi, retirada de uma árvore encontrada nas Filipinas, é um artigo aromático
muito antigo, conhecido desde os tempos bíblicos.
Seu aroma é extremamente agradável, com tons balsâmicos, canforados e cítricos, e sua resina é muito usada como incenso para limpeza energética e em rituais de curas holísticas.
ELEMI
(Canarium luzonicum)
Fontes: oleosaromaticos
Comments