top of page
  • silviarisilva

Erva Doce



Erva Doce - Foeniculum vulgare


Nome Botânico: Foeniculum vulgare.


Outros Nomes: Funcho, Anis-doce, Finóquio, Fiuncho.


Família Botânica: apiaceae. (Anis, Coriandro, Angélica).


Nome em inglês: Fennel Sweet.


Tipo de Planta: Erva aromática de até 2 metros, com flores amarelas e folhas delicadas.


Óleo Extraído de: Sementes.


O óleo possui uma cor amarelo-claro.


Aparência do óleo: Transparente/fluído.


Aroma: Intenso, fresco e doce. Cheiro de Anis. O aroma da erva-doce é forte e costuma dominar qualquer mistura.


Origem: Europa Central.


Propriedades: Antiinflamatório, antisséptico, antiespasmódico, anti-infeccioso, estimulante do apetite, carminativo, desintoxicante, diurético, emenagogo, expectorante, galactagogo, inseticida, laxativo, resolutivo, esplenético, estimulante, tônico estomacal, sudorífero, tônico geral e vermífugo.


Principais Constituintes: Anetol, fenchona, alfa-felandreno, d-limoneno.


Principal Utilização:


Sistema Digestivo: Elimina toxinas resultantes do excesso de alimentos e álcool, benéfico para problemas de estômago, pois é um tônico para a digestão. Alivia a indigestão, prisão de ventre e gases. Bom contra a ressaca, pois atua como tônico no fígado.


Sistema Urinário: Diurético, anti-séptico do trato urinário, combate a retenção urinária, cálculos renais e ácido úrico na urina.


Outras Utilizações:


Expectorante: É útil em casos de resfriado e bronquite.


Sistema Endócrino Feminino: Imita o hormônio Estrogênio, tratando TPM, Menopausa e cólicas. Aumenta a produção do leite materno. Ajuda a corrigir a menstruação irregular ou escassa.


Tratamento de Pele: Tônico, auxilia contra Celulite através de massagem e drenagem linfática, pois também possui efeito diurético.


* Cientistas japoneses constataram o poder para tratar doenças infecciosas da Erva-doce. Identificaram que ela estimula o sistema imunológico e pode combater o virús do Herpes e do Sarampo.


Psicologicamente: Refrescante para a mente, auxiliando na concentração, força e coragem em situações difíceis. Tem um efeito calmante e revigorante.


Cuidados: Usar bem diluído. Evitar em grávidas e crianças menores de 07 anos.


Combinações: Capim-limão, Gengibre, Sândalo, Gerânio, Alecrim, Cipreste, Laranja, Limão, Cedro, Lavanda, Palmarosa, Pimenta Preta, Hortelã, Junípero, Camomila.


Várias civilizações antigas consideravam a erva-doce (funcho) capaz de dar longa vida. Por isso foi uma das mais antigas ervas cultivadas para fins medicinais, especialmente pelos romanos. Plínio atribuiu a ela mais de 22 usos como remédio, entre eles como expectorante, diurética, analgésica, digestiva, tônica e anti-séptica.


A erva-doce é reconhecida como uma planta que aumenta a formação e fluxo do leite materno, e também eficaz contra cólicas e constipação intestinal.


ERVA DOCE

(Foeniculum vulgare)


Fonte: oleosaromaticos

0 visualização0 comentário

Comentarios


Post: Blog2_Post
bottom of page