top of page
  • silviarisilva

Fisiologia da Circulação




Fisiologia da Circulação


Funções dos capilares


Além de formar a conexão entre as artérias e as veias, os capilares têm um papel vital na troca de gases, nutrientes e resíduos metabólicos entre o sangue e as células dos tecidos. As substâncias passam através da parede capilar por difusão, filtração e osmose. O oxigênio e o dióxido de carbono se movem através da parede capilar por difusão. O movimento do fluido através de uma parede capilar é determinado por uma combinação de hidrostática e osmótica .pressão. O resultado final da microcirculação capilar criada pela pressão hidrostática e osmótica é que as substâncias deixam o sangue em uma extremidade do capilar e retornam na outra.


Fluxo sanguíneo


O fluxo sanguíneo refere-se ao movimento do sangue através dos vasos das artérias para os capilares e depois para as veias. A pressão é uma medida da força que o sangue exerce contra as paredes dos vasos à medida que move o sangue através dos vasos. Como todos os fluidos, o sangue flui de uma área de alta pressão para uma região com pressão mais baixa. O sangue flui na mesma direção do gradiente de pressão decrescente: artérias para capilares para veias.


A taxa, ou velocidade, do fluxo sanguíneo varia inversamente com a área total da seção transversal dos vasos sanguíneos. À medida que a área total da seção transversal dos vasos aumenta, a velocidade do fluxo diminui. O fluxo sanguíneo é mais lento nos capilares, o que permite tempo para troca de gases e nutrientes.


A resistência é uma força que se opõe ao fluxo de um fluido. Nos vasos sanguíneos, a maior parte da resistência é devida ao diâmetro do vaso. À medida que o diâmetro do vaso diminui, a resistência aumenta e o fluxo sanguíneo diminui.


Muito pouca pressão permanece no momento em que o sangue deixa os capilares e entra nas vênulas. O fluxo sanguíneo nas veias não é o resultado direto da contração ventricular. Em vez disso, o retorno venoso depende da ação do músculo esquelético, movimentos respiratórios e constrição do músculo liso nas paredes venosas.


Pulso e Pressão Arterial


Pulso refere-se à expansão rítmica de uma artéria que é causada pela ejeção de sangue do ventrículo. Pode ser sentida onde uma artéria está perto da superfície e repousa sobre algo firme.


No uso comum, o termo pressão arterial refere-se à pressão arterial, a pressão na aorta e seus ramos. A pressão sistólica é devido à contração ventricular. A pressão diastólica ocorre durante o relaxamento cardíaco. A pressão de pulso é a diferença entre a pressão sistólica e a pressão diastólica. A pressão arterial é medida com um esfigmomanômetro e é registrada como a pressão sistólica sobre a pressão diastólica. Quatro fatores principais interagem para afetar a pressão arterial: débito cardíaco, volume sanguíneo, resistência periférica e viscosidade. Quando esses fatores aumentam, a pressão arterial também aumenta.


A pressão arterial é mantida dentro dos limites normais por alterações no débito cardíaco e na resistência periférica. Os receptores de pressão (barareceptores), localizados nas paredes das grandes artérias do tórax e pescoço, são importantes para a regulação da pressão arterial a curto prazo.


Fonte: National Cancer Institute

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


Post: Blog2_Post
bottom of page