Fisiologia do coração
O sistema de condução inclui vários componentes. A primeira parte do sistema de condução é o nó sinoatrial. Sem qualquer estimulação neural, o nó sinoatrial inicia ritmicamente impulsos de 70 a 80 vezes por minuto. Por estabelecer o ritmo básico dos batimentos cardíacos, é chamado de marca-passo do coração. Outras partes do sistema de condução incluem o nó atrioventricular, o feixe atrioventricular, os ramos do feixe e as miofibras de condução. Todos esses componentes coordenam a contração e o relaxamento das câmaras cardíacas.
Ciclo cardíaco
O ciclo cardíaco refere-se à contração e relaxamento alternados do miocárdio nas paredes das câmaras cardíacas, coordenados pelo sistema de condução, durante um batimento cardíaco. A sístole é a fase de contração do ciclo cardíaco e a diástole é a fase de relaxamento. A uma frequência cardíaca normal, um ciclo cardíaco dura 0,8 segundo.
Sons do coração
Os sons associados aos batimentos cardíacos são devidos às vibrações nos tecidos e no sangue causadas pelo fechamento das válvulas. Os sons cardíacos anormais são chamados de sopros.
Frequência cardíaca
O nó sinoatrial, agindo sozinho, produz uma frequência cardíaca rítmica constante. Os fatores reguladores dependem do nó atrioventricular para aumentar ou diminuir a frequência cardíaca para ajustar o débito cardíaco para atender às necessidades variáveis do corpo. A maioria das alterações na frequência cardíaca é mediada pelo centro cardíaco na medula oblonga do cérebro. O centro tem componentes simpáticos e parassimpáticos que ajustam a frequência cardíaca para atender às necessidades em mudança do corpo.
Fatores periféricos como emoções, concentrações de íons e temperatura corporal podem afetar a frequência cardíaca. Estes são geralmente mediados através do centro cardíaco.
Fonte: National Cancer Institute
Comments