Gengibre - Zingiber officinale
Nome Botânico: Zingiber officinale.
Família Botânica: Zingiberaceae. (Cardamomo).
Nome em inglês: Ginger
Tipo de Planta: Planta alta com folhas verdes longas e raízes carnudas e altamente aromáticas.
Óleo Extraído de: Raízes frescas ou secas.
Aparência do óleo: Transparente amarelado/fluído.
Aroma: Perfumado, quente e condimentado. O óleo extraído do gengibre fresco tem um aroma doce e perfumado, já o extraído da raiz seca tem um aroma mais picante, acre e marcante.
Origem: China e Índia.
Propriedades: Antisséptico, estimulante, estomacal, analgésico, hipotensor, afrodisíaco, fortificante, antitérmico, expectorante, carminativo, respiratório, desintoxicante e imuniestimulante.
Principais Constituintes: B-Bisaboleno, Borneol, Linalol, Felandreno, Canfeno, Citral, Cineol, Alfa E Beta Zingebereno, Vetiverol, Zenziberol, Vetiveron.
Principal Utilização:
Sistema Digestivo: Trata indigestão, prisão de ventre, diarreia, cólicas e inchaço estomacais, cólicas menstruais, náuseas, gases, é estimulante do apetite.
Sistema Muscular e Locomotor: Bom contra reumatismo, artrite, câimbras, espasmos e dores musculares, cansaço muscular, lumbagos. O óleo de gengibre é um dos melhores para aplicar em massagens contra dores musculares, principalmente nas costas, pois tem alto poder de aquecer o local e estimular a circulação.
Outras Utilizações:
Sistema Circulatório: Vasodilatador e hipotensor. Ótimo estimulante da circulação local, indicado para varizes, membros e extremidades frias, ajuda a eliminar toxinas.
Sistema Respiratório e Imunológico: Bom para tratar gripes, resfriados, febre, tosse, garganta, congestão nasal, sinusite, asma, bronquite e acúmulo de catarro e secreções.
Excelente como imunoestimulante e para ajudar a baixar febre.
Tratamento Estético e Cutâneo: Útil para eliminar gordura localizada e celulite. Usado em vaporizações para limpeza da pele.
Psicologicamente: Aquecedor e energético, bom para depressão, falta de confiança e de memória. Tem poder relaxante para a mente em casos de stress e confusão mental. Considerado um ótimo afrodisíaco, indicado para problemas de ordem sexual.
Cuidados: O gengibre é muito potente. Nunca aplicar na pele sem diluir. Usar com moderação no banho e na massagem. Pode sensibilizar a pele, usar em baixas diluições (1%). Evite usar no rosto, no pescoço, em bebês e crianças.
Combinações:
Todos os óleos cítricos e Alecrim, Capim-limão, Hortelã, Lavanda, Erva-doce, Eucalipto, Vetiver, Canela, Cravo, Gerânio, Rosa, Palmarosa, Patchouli.
Curiosidades: O gengibre era usado, na culinária e medicina, pelos antigos Egípcios, Gregos e Romanos. Até hoje é muito cultuado e usado como medicamento na China e na Índia (na medicina Ayurvédica).
O gengibre é uma importante erva medicinal na Medicina Tradicional Chinesa e Oriental em geral. É um poderoso estimulante e tônico do sistema digestivo. Segundo os orientais, é necessário estimular o "fogo digestivo" para um melhor funcionamento de todo o organismo.
O óleo essencial de gengibre é quente e estimulante da circulação local, por isso é muito útil para aquecer os membros frios em um escalda-pés. Ou para relaxar e aquecer os músculos doloridos, através de uma massagem.
GENGIBRE
(Zingiber officinale)
Fonte: oloeosaromaticos
Comments