top of page
  • silviarisilva

Ho'oponopono




O Ho’oponopono é um sistema havaiano que significa «corrigir um erro», uma vez que, na língua havaiana, Ho’o significa «causa» e ponopono significa «perfeição». Além disso, a prática do Ho’oponopono para os Kahunas traz equilíbrio entre três estâncias, os três Eus que possuímos: Uhane, o Eu médio, o Eu consciente; Unihipili, o Eu básico, o nosso Eu instintivo ou inconsciente, e o Aumakua, o Eu superior.


Ho’oponopono é um processo de auto cura subconsciente.

Na nossa mente, 5 % é consciente, 65 % inconsciente e 30 % su-perconsciente. Utilizamos o consciente para decidir a nossa vida, mas, enquanto ele é a «cabeça», o inconsciente é o pescoço».


É o inconsciente que acaba por direcionar os nossos pensamentos e ações, uma vez que possui memórias armazenadas de outras vidas, de outros níveis de consciência, das nossas relações de parentesco e acontecimentos ao longo da vida. Nalgum momento aprendemos que determinado comportamento ou ideia era ideal para nos proteger ou que aquilo era o certo para nós, mas hoje já não tem sentido e traz um resultado insatisfatório ou infeliz. E o Ho’oponopono consegue atuar neste campo mais profundo, mais difícil de se aceder, transmutando-o.


Para atingirmos o inconsciente, precisamos de estar em alfa, ou estado hipnótico, e também é possível repetindo múltiplas vezes palavras escritas ou faladas. Existem recursos utilizados para trabalhar um padrão inconsciente, como aPNL, meditações, hipnose, regressão, mas nada é tão eficiente como o Ho’oponopono, que, além de interligar os Três Eus do ser com a Fonte Divina, é de fácil aprendizagem e prática. Praticar Ho’oponopono, consciente de todo o seu significado e com lucidez, faz-nos um Ser Integral. Somos seres espirituais a ter uma experiência material, e não seres materiais que buscam a espiritualidade para ter uma experiência espiritual. Na verdade, trata-se de uma busca pela essência espiritual de cada um de nós, e por isso trazem tanta plenitude e brilho no olhar as pessoas que entram neste caminho.


Como foi dito anteriormente, o Ho’oponopono corrige um erro; portanto, o problema é a chave do Ho’oponopono, pois ele traz à tona algo que precisa de ser transformado, restaurado, e do qual muitas vezes não se sabe a causa, e é por isso que se torna importante defini-lo bem. Por exemplo, o leitor possui uma determinada forma de agir que não lhe agrada, mas, quando menos espera, repete o mesmo traço que está enraizado na sua personalidade e não faz a menor ideia do motivo por que age desta forma.


Poderá trabalhar este defeito praticando Ho’oponopono sem perceber a causa, e existe ainda a possibilidade de ter algum insight que mostre a sua origem, como já aconteceu em muitos casos. Tudo fará sentido para si, além de vir a beneficiar do resultado. Repetir palavras pode atingir o nosso inconsciente, sejam elas escritas ou faladas. Para que as palavras surjam, antes são pensadas por nós; e, mesmo que não ditas e escritas, se forem muito repetidas já formarão um padrão de pensamento. Isto é importante para nos mostrar o seguinte: tudo começa no pensamento. Quando as famílias Kahunas se reuniam para resolver um problema de um filho, elas tinham a consciência de que aquele filho fora o mais sensível e que poderia estar a ser vitimado resultado de pensamentos de toda a família. Portanto, praticavam sempre o Ho’oponopono, mesmo que não se apresentasse um problema explícito, pois encaravam-no como um banho espiritual. Um banho que cuidava da mente, dos pensamentos, que cuidava do espírito; consequentemente, das emoções e do corpo na vida material, promovendo o Ser Integral.


Fonte: Juliana de'Carli

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page