top of page
  • silviarisilva

Hortelã



Hortelã - Mentha piperita


Nome Botânico: Mentha piperita, Mentha spicata, Mentha arvensis.


Família Botânica: Lamiaceae. (Orégano, Tomilho, Sálvia, Lavanda, Manjerona, Manjericão, Alecrim, Hissopo, Patchouli).


Outros Nomes: Menta, Hortelã-pimenta, Hortelã-do-brasil.


Nome em inglês: Peppermint


Tipo de Planta: Erva perene com folhas denteadas, aromáticas e mentoladas.


Óleo Extraído de: Folhas.


Aparência do óleo: Transparente/fluído.


Aroma: Altamente refrescante, adocicado, mentolado e herbal.


Origem: América do Norte.


Principais Constituintes: Mentol, Mentona, Cíñelo, Pineno, Timol, Carvone.


Propriedades: Antisséptico, antibiótico, antimicrobiana, anti-infeccioso, tônico estomacal, antiespasmódico, estimulante, tônico, antiparasítico, vermífugo, expectorante, analgésico, descongestionante, digestivo.


Principal Utilização:


Sistema Muscular e Locomotor: Trata dores musculares, torcicolo, tensão muscular, cansaço ou fadiga muscular, artrite e reumatismo. Bom para aliviar luxações, pancadas e torções.


Sistema Circulatório: Má circulação, varizes e membros frios. Estimula a circulação local.

Ótimo para aliviar e relaxar pernas e pés cansados. Refrescante e suavizante.


Outras Utilizações:


Tratamento de Pele: A hortelã tem efeito vaso constritor na pele, ajudando a diminuir inchaços, edemas e fechar os poros mais dilatados. Também ajuda no controle da oleosidade da pele e do couro cabeludo, ajudando no tratamento de caspa, seborreia, acne etc.


Sistema Respiratório: Bom contra tosses, resfriado e gripes, asma, bronquite, nariz congestionado, sinusite, catarro.


Sistema Digestivo: Alivia náuseas, enjoos, indigestão, gastrite, colite, prisão de ventre, flatulência e dores de estômago.


Limpeza de Ambiente: É ótimo para limpar o ar e retirar odores indesejáveis do ambiente.


Bom contra cólicas, enxaqueca e TPM.


A hortelã também é ótima para a higiene bucal, costuma-se mascar suas folhas para refrescar o hálito. Sua ação antimicrobiana é comprovada no combate ao fungo causador do "sapinho". O óleo misturado em um pouco de água e sal, é um eficaz enxagua tório bucal.


Psicologicamente: Revigorante e calmante. Alivia o cansaço mental, a fadiga, o stress, e a letargia. Excelente para aliviar dores de cabeça e enxaqueca.


Combinações: Olíbano, Lavanda, Citronela, Petitgrain, Tomilho, Manjericão, Cedro, Canela, Bergamota, Laranja, Eucalipto, Vetiver, Capim-limão, Gengibre, Pimenta Preta, Pinho, Limão e Alecrim.


Cuidados: Evitar em crianças. Evitar em casos de Pressão Alta. Usar diluído e em baixa concentração. Os óleos essenciais herbais/frescos, são mais voláteis, tendo a validade de 06 meses a 01 ano aproximadamente, desde que guardados corretamente (em frasco de vidro escuro, bem tampados e protegidos da luz e calor).


Inalar o óleo de hortelã é muito eficaz contra dores de cabeça. Principalmente por stress ou problemas de ordem digestiva.


Na Grécia Antiga se usava coroa de hortelã na cabeça e na decoração das mesas nos banquetes, além de usar a erva na culinária também.


HORTELÃ

(Mentha piperita)


Fonte: oleosaromaticos

0 visualização0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page