Introdução ao Sistema Cardiovascular
O sistema cardiovascular às vezes é chamado de sistema vascular - sangue, ou simplesmente circulatório. Consiste no coração, que é um dispositivo de bombeamento muscular, e um sistema fechado de vasos chamados artérias, veias e capilares. Como o nome indica, o sangue contido no sistema circulatório é bombeado pelo coração em torno de um círculo fechado ou circuito de vasos à medida que passa repetidamente pelas várias "circulações" do corpo.
Assim como no adulto, a sobrevivência do embrião em desenvolvimento depende da circulação sanguínea para manter a homeostase e um ambiente celular favorável. Em resposta a essa necessidade, o sistema cardiovascular surge no início do desenvolvimento e atinge um estado funcional muito antes de qualquer outro sistema orgânico importante. Por incrível que pareça, o coração primitivo começa a bater regularmente no início da quarta semana após a fertilização.
O papel vital do sistema cardiovascular na manutenção da homeostase depende do movimento contínuo e controlado do sangue através dos milhares de quilômetros de capilares que permeiam todos os tecidos e atingem todas as células do corpo. É nos capilares microscópicos que o sangue desempenha sua função final de transporte. Nutrientes e outros materiais essenciais passam do sangue capilar para os fluidos que circundam as células à medida que os resíduos são removidos.
Numerosos mecanismos de controle ajudam a regular e integrar as diversas funções e partes componentes do sistema cardiovascular, a fim de fornecer sangue para áreas específicas do corpo de acordo com a necessidade. Esses mecanismos garantem um ambiente interno constante ao redor de cada célula do corpo, independentemente das diferentes demandas por nutrientes ou produção de resíduos.
Fonte: National Cancer Institute
Comments