Introdução ao sistema nervoso
O sistema nervoso é o principal sistema de controle, regulação e comunicação do corpo. É o centro de toda atividade mental, incluindo pensamento, aprendizado e memória. Juntamente com o sistema endócrino, o sistema nervoso é responsável pela regulação e manutenção da homeostase. Por meio de seus receptores, o sistema nervoso nos mantém em contato com nosso ambiente, tanto externo quanto interno.
Como outros sistemas do corpo, o sistema nervoso é composto de órgãos, principalmente o cérebro, medula espinhal, nervos e gânglios. Estes, por sua vez, consistem em vários tecidos, incluindo nervo, sangue e tecido conjuntivo. Juntos, eles realizam as atividades complexas do sistema nervoso.
As várias atividades do sistema nervoso podem ser agrupadas em três funções gerais sobrepostas:
Sensorial
Integrativo
Motor
Milhões de receptores sensoriais detectam mudanças, chamadas estímulos, que ocorrem dentro e fora do corpo. Eles monitoram coisas como temperatura, luz e som do ambiente externo. Dentro do corpo, o ambiente interno, os receptores detectam variações de pressão, pH, concentração de dióxido de carbono e os níveis de vários eletrólitos. Toda essa informação coletada é chamada de entrada sensorial.
A entrada sensorial é convertida em sinais elétricos chamados impulsos nervosos que são transmitidos ao cérebro. Ali os sinais são reunidos para criar sensações, produzir pensamentos ou acrescentar à memória; As decisões são tomadas a cada momento com base na entrada sensorial. Isso é integração.
Com base na entrada e integração sensorial, o sistema nervoso responde enviando sinais para os músculos, fazendo com que eles se contraiam, ou para as glândulas, fazendo com que produzam secreções. Músculos e glândulas são chamados efetores porque causam um efeito em resposta às direções do sistema nervoso. Esta é a saída do motor ou função do motor.
Fonte: National Cancer Institute
Commenti