top of page
  • silviarisilva

Lavanda



Lavanda - Lavandula officinalis


Nome Botânico: Lavandula angustifolia, Lavandula officinalis.


Família Botânica: Lamiaceae (Orégano, Tomilho, Sálvia, Hortelã, Manjerona, Manjericão, Alecrim, Patchouli, Hissopo).


Outros Nomes: Lavanda Francesa, Alfazema.


Nome em inglês: Lavender.


Tipo de Planta: Arbusto sempre verde, de até 1 metro, com folhas estreitas e flores azul-violeta, rosa ou lilás.


Óleo Extraído de: Flores. ramos e folhas.


Aparência do óleo: Transparente/fluído.


Aroma: Floral, perfumado, adstringente e levemente canforado.


Origem: França.


Propriedades: Antisséptico, analgésico, desodorante, sedativo, citofilático, antiespasmódico, tônico, cicatrizante, anti-inflamatório, emenagogo, antiparasítico, relaxante muscular, adstringente, condicionador cutâneo, antidepressivo e calmante.


Principais Constituintes: Linalol, acetato de linalil, lavandulol, acetato lavandulil, terpineol, limoneno, cariofileno.


Principal Utilização:


Tratamento Cutâneo: Poderoso regenerador e rejuvenescedor de tecidos, cicatrizante, trata pele seca e madura, acne, eczemas, micose, herpes labial, escaras, rachaduras. Possui efeito adstringente e secativo para a pele oleosa e com acne. Útil como primeiros-socorros em ferimentos, picadas de insetos, queimaduras e cortes, devido a sua forte ação antisséptica, analgésica e cicatrizante.


Outras Utilizações: Dores musculares e articulares - Problemas de digestão, gases, cólicas -

Eficaz para taquicardia e alterações de pressão arterial, principalmente por ordem emocional.

Alivia enjoos e náuseas - Trata distúrbios das vias respiratórias.


Psicologicamente: Poderoso antidepressivo, calmante e relaxante mental. Alivia quadros de stress, insônia, ansiedade, agitação nervosa, crises de pânico, dores de cabeça e enxaqueca por tensão nervosa. Estudos científicos provam que a aromatização de ambientes hospitalares, médicos, profissionais, etc. com a Lavanda tem grande eficácia contra ansiedade, depressão, stress, nervosismo e agitação.


Combinações: Jasmim, Néroli, Gerânio, Sândalo, Palmarosa, Gengibre, Ylang ylang, Patchouli, Limão, Cardomomo, Cravo, Vetiver, Petitgrain, Olíbano, Capim-limão, Laranja, Bergamota, Eucalipto, Sálvia, Camomila, Rosa, Pinho, Cedro, Alecrim, Hortelã...


A lavanda é um óleo que parece fazer aumentar o poder terapêutico dos outros óleos que se misturam a ele, sendo por isso indispensável em quase todas as misturas.


Curiosidades: É um dos óleos mais usados na Aromaterapia, devido seus inúmeros benefícios para o bem-estar. É um óleo versátil que pode ser usado e combinado com praticamente todos os demais. Era o purificador favorito para o banho dos antigos Romanos e usado também para acelerar as curas desde a Antiguidade.


Cuidados: É um óleo altamente seguro, podendo ser usado em crianças e idosos. Um dos poucos óleos essenciais que podem ser aplicados puros na pele.


O óleo de lavanda é um dos mais eficientes para o cuidado com a pele. Usado em cremes, géis, óleos ou até puro, ele é um importante ingrediente para tratar vários problemas cutâneos, além de mantê-la hidratada e rejuvenescida. A lavanda é comprovadamente eficaz no estímulo da produção do colágeno da pele, mantendo-a assim tonificada e prevenindo e tratando rugas e a flacidez. Também possui efeito cicatrizante, adstringente, calmante, anti-inflamatório e analgésico em ferimentos e queimaduras na pele.

A lavanda é indicada para tratar insônia e quadros de stress e ansiedade. Ela tem um efeito calmante para nosso corpo e nos ajuda a conseguir um sono tranquilo e reparador. Pingar 2 ou 3 gotas do óleo essencial no travesseiro é uma ótima forma para dormi melhor.


A lavanda era uma erva presente nos banhos dos Gregos e Romanos na Antiguidade. Eram comuns as casas para banho público, as Thermas, onde se queimavam a planta e o óleo para purificar o ambiente e também se usava na água para perfumar e higienizar. Para muito povos e religiões, a lavanda (alfazema) é até hoje considerada uma planta de purificação e proteção espiritual e energética.


Lavandula hibrida


Existe uma espécie híbrida da lavanda, conhecida como lavandim (Lavandula hibrida), que também se extrai óleo essencial. Trata-se de uma espécie de lavanda com uma concentração maior de cânfora e menor de linalol. Sendo assim, mais indicada para tratar dores e problemas musculares e articulares, já que a cânfora é reconhecidamente uma substância analgésica e estimulante da circulação local.

LAVANDA

(Lavandula officinalis)


Fonte: oleosaromaticos

0 visualização0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page