Litsea Cubeba
Nome Botânico: Litsea cubeba.
Famíia Botânica: Lauraceae (Pau Rosa, Canela, Louro, Cânfora).
Outros Nomes: May Chang, Verbena Tropical.
Nome em inglês: May Chang
Tipo de Planta: Árvore de pequeno porte que tem frutos picantes, folhas e flores perfumadas.
Óleo Extraído: Frutos, flores e folhas.
Aparência do óleo: Transparente amarelado/fluído.
Aroma: Intenso, doce, cítrico e levemente floral. Parecido com o Capim-limão e a Verbena, com um toque adocicado.
Origem: China e Malásia.
Principais Constituintes: Geraniol, Linalol, Citral, Linalil, Cineol, Cardineno, Limoneno e Sabineno.
Propriedades: Antisséptico, estimulante, diurético, tônico mental, relaxante muscular, condicionador cutâneo, desintoxicante, digestivo, adstringente, bactericida.
Principal Utilização:
Sistema Linfático: Devido a alta concentração de limoneno e citral, que são fortes desintoxicantes, possui um bom efeito diurético e tônico, eliminando toxinas, excessos de líquidos e edemas.
Tratamento Cutâneo: Trata desordens da pele como: acne, pele oleosa, seborreia e cabelos oleosos. Equilba a oleosidade da pele e cabelos. Devido ao efeito desintoxicante, é muito utilizado para tratamentos estéticos conta celulite, gordura localizada.
Outras Utilizações:
Sistema Muscular: Útil para aliviar músculos cansados e doloridos, dores lombares, cervicais, fibromialgia, cansaço muscular após esforço físico, devido ao efeito estimulante para a circulação local.
Sistema Cardíaco e Respiratório: Efeito tônico para o coração e o sistema respiratório. É considerado um broncodilatador e pode ser útil em casos de bronquite e asma. Há artigos que afirmam ser benéfico para o tratamento de doenças relacionadas à coronária.
Sistema Digestivo: Pode ser um estimulante da digestão e aliviar a flatulência, a náusea e estimular o apetite. Acredita-se que alivie enfermidades causadas por fungos orais e seja muito útil no tratamento da dificuldade de lactação.
Psicologicamente: É um estimulante para o ânimo e humor, clareador mental, aliviando stress e ansiedade. Trata também depressão e desânimo. Revitaliza a energia.
Combinações: Coriandro, Olíbano, Gerânio, Junípero, Limão, Laranja, Vetiver, Alecrim, Neroli e Ylang-ylang, Manjerona, Canela, Benjoim.
Cuidados: Usar bem diluído devido ao seu forte aroma. Evitar na Gravidez.
Curiosidades: O óleo é produzido na China e na Malásia, onde é conhecido como Pimenta Chinesa e May Chang, além de Mountain Spice Tree. Essa famosa árvore de origem oriental se tornou conhecida recentemente no mundo ocidental. Foi em 1950 que o óleo essencial foi destilado pela primeira vez dos frutos semelhantes à pimenta e começou a competir em popularidade com o capim-limão.
Além de ser usado como agente aromatizante na culinária chinesa, também era usado no tratamento de tumores cancerígenos. Hoje, o litsea cubeba é amplamente utilizado como ingrediente em sabonetes, perfumes e desodorantes, além de seus efeitos para fins terapêuticos e estéticos.
A Litsea é amplamente usada em tratamentos estéticos devido ao seu poder no sistema linfático.
Eliminando toxinas do corpo, eliminado inchaços e edemas, auxiliando no tratamento de redução de medidas e de celulite. Além de ser um bom relaxante muscular.
O óleo essencial é extraído da planta toda, mas principalmente das flores e frutos maduros da Litsea, que também é conhecida como Pimenta Chinesa ou May Chang.
O aroma doce e cítrico do óleo essencial é parecido com o da verbena. E é bastante usado na indústria da perfumaria
e cosmética.
MAY CHANG
(Litsea cubeba)
Fonte: oleosaromaticos
Comments