Mimulus
- silviarisilva
- 26 de jun. de 2021
- 2 min de leitura

Mimulus, um bom floral para medos concretos e reais
O floral Mimulus foi colocado pelo dr. Bach no grupo do “medo”.
Característica da planta:
Mimulus [Mimulus guttatus] é uma planta que cresce às margens dos rios e está sempre próxima à água, onde se enraíza sobre o solo e as pedras. Lentamente, mimulus se enraíza com mais propriedade onde está instalada, vivendo mais fora da água do que dentro.
De qualquer forma, o curso de água lava suas folhas e arrasta suas sementes, que mais para frente vão crescer novas plantas de Mimulus. Enfim, a planta também pode ser encontrada em solo úmido e até pantanoso.
Afinal, como a planta pode ajudar o ser humano:
Através de alguns escritos do dr. Edward Bach, deu para observar a tremenda fé e espiritualidade que este prestigiado médico possuía, veja seu comentário a respeito do floral Mimulus e sobre o medo, que é o atenuante principal deste floral:
“ O medo, na verdade, não tem lugar no reino natural humano, já que a divindade dentro de nós, que somos nós, é invencível e imortal, e se pudermos apenas perceber isso, nós, como Filhos de Deus, não temos nada a temer.” [1]
E completa em outro texto:
“Para o medo de coisas terrenas: doenças, dor, acidentes, pobreza, escuro, solidão, infortúnio. São medos da vida diária. As pessoas que necessitam deste floral são aquelas que, silenciosa e secretamente, carregam consigo mesmos medos sobre os quais não falam com ninguém.” [2] Dr. Edward Bach
Observação importante:
Conforme comentado pelo dr. Bach e também por tantos pesquisadores, os florais de Bach, bem como os outros, tratam as pessoas e não determinados sintomas específicos. Desse modo, a apresentação acima mostra uma ideia do floral.
Nesse sentido, em casos mais complexos ou dificuldade na escolha de seu floral, com o intuito de obter uma assertividade maior em relação ao floral, é muito conveniente marcar uma consulta de terapia floral, para elucidar com mais qualidade as emoções que a pessoa apresenta e fazer um tratamento terapêutico.
Referências bibliográficas:
1. Collected Writings of Edward Bach; Bach Educatiional Programme; Pág. 81; Julian Barnard e Martine Barnard; 1987.
2. A Terapia Floral, escritos selecionados de Edward Bach; Sua filosofia, pesquisas, remédios, vida e obra; Pág. 151; 8º Edição; Ed. Ground; 1991.
Fonte: scribd
Comentários