Preceitos são indicações diretas, claras para um método e, ao criar o seu Usui Reiki Ryoho, na década de 20, o Mestre Mikao Usui quis deixar aos seus praticantes, as orientações e objetivo da sua aprendizagem.
Nesses preceitos, encontramos inscritos os Cinco Princípios.
Os preceitos e os seus cinco princípios
Numa folha de amoreira, o Mestre Usui escreveu os preceitos do método. Ele indicava:
A Arte Secreta de Convidar a Felicidade
A medicina Espiritual para muitas doenças
Só por hoje,
Sou calmo,
Confio,
Sou grato,
Trabalho honestamente,
Sou bondoso.
De manhã e à noite, senta-te com as mãos juntas e repete estas palavras alto e com o teu coração.
Para a melhoria do corpo e da mente, o Usui Reiki Ryoho. O fundador, Mikao Usui
Nestes preceitos, onde se compreende que o objetivo de praticar Reiki é para a “melhoria do corpo e da mente“, que a prática é um trabalho contínuo de desenvolvimento pessoal, para a felicidade e que nos auxilia a tratar muitas das nossas doenças, vemos que o que nos leva a esse objetivo são cinco princípios fundamentais.
Os cinco pedidos, começam por uma atitude – Só por hoje.
Só por hoje
Este é o pedido a todos os praticantes, para que tragam a sua atenção ao momento presente. Que aprendam a desapegar da depressão do passado e da ansiedade do futuro. É saber encarar cada momento com a realidade do presente. É saber estar em atenção plena.
Sou calmo
Uma vida com raiva, agitação, irritabilidade, apenas nos traz sofrimento. Mais a nós que aos outros, apesar de muitas vezes não o admitirmos. O Mestre Usui pede para irmos construindo uma vida pacífica e feliz, assente na harmonia dos nossos pensamentos e sentimentos.
Confio
As preocupações podem sobrecarregar-nos de tal forma, que podemos perder toda a confiança que alguma vez tivemos em nós. Compreendendo que autoconfiança e autoestima são fundamentais para uma pessoa atingir o seu potencial e também beneficamente auxiliar os outros, o Mestre Usui pedia para construirmos essa confiança – em nós, nos outros, na vida.
Sou grato
A expressão da gratidão, hoje vemos, que é uma forma de nos mantermos saudáveis e isso mesmo é já o que muitos estudos indicam. Agradecer faz-nos ter uma atitude mais positiva, serena perante a vida, assim como nos ajuda a cultivar esperança e bondade.
Trabalho honestamente
Dentro do espírito cultural japonês, fala-se muito da diligência e do trabalho árduo, ou seja, sermos empenhados no que temos a fazer. Da mesma forma, na prática de Reiki o Mestre Usui indica que não devemos desistir de nós próprios, que devemos trabalhar empenhadamente para nos melhorar, sabendo cultivar harmonia, autoconfiança, gratidão e bondade.
Sou bondoso
Ser bondoso, pode ser fácil para com os outros, mas nem sempre o somos com nós próprios. Os cinco princípios pedem uma ação, em primeiro lugar, para connosco. Em nós tem que começar a calma, a confiança, a gratidão, a honestidade e a bondade. Ser bondoso é saber cuidar de nós próprios, saber dar o amor que temos aos outros, também a nós. É cultivar no nosso ser tudo o que realmente queremos para os outros e para a vida.
Os cinco princípios de Reiki são verdadeiras orientações para a mudança da consciência de qualquer pessoa e são a prática de Reiki que devemos realmente seguir.
Reiki começa com as mãos em gassho, as mão juntas em sinal de Respeito, num momento de atenção plena e na vivência dos cinco princípios. O resto, só depois é que vem.
Fonte: joaomagalhaes
Comments