top of page
  • silviarisilva

O Sistema Nervoso Central




O Sistema Nervoso Central


O SNC consiste no encéfalo e na medula espinhal, que estão localizados na cavidade dorsal do corpo. O cérebro é cercado pelo crânio e a medula espinhal é protegida pelas vértebras. O encéfalo é contínuo com a medula espinhal no forame magno. Além do osso, o SNC é circundado por membranas de tecido conjuntivo, chamadas meninges, e por líquido cefalorraquidiano.


Meninges


Meninges do SNC


Existem três camadas de meninges ao redor do cérebro e da medula espinhal. A camada externa, a dura-máter, é um tecido conjuntivo fibroso branco resistente. A camada média das meninges é aracnóide, que se assemelha a uma teia de aranha na aparência, é uma camada fina com numerosos fios filiformes que a prendem à camada mais interna. O espaço sob a aracnóide, o espaço subaracnóideo, é preenchido com líquido cefalorraquidiano e contém vasos sanguíneos.


A pia-máter é a camada mais interna das meninges. Essa membrana fina e delicada está firmemente ligada à superfície do cérebro e da medula espinhal e não pode ser dissecada sem danificar a superfície.


Meningiomas são tumores do tecido nervoso que cobre o cérebro e a medula espinhal. Embora os meningiomas geralmente não se espalhem, os médicos geralmente os tratam como se fossem malignos para tratar os sintomas que podem se desenvolver quando um tumor aplica pressão no cérebro.


Cérebro


O cérebro é dividido em cérebro, diencéfalo, tronco cerebral e cerebelo.


Cérebro


A maior e mais óbvia porção do cérebro é o cérebro, que é dividido por uma fissura longitudinal profunda em dois hemisférios cerebrais. Os dois hemisférios são duas entidades separadas, mas estão conectadas por uma faixa arqueada de fibras brancas, chamada de corpo caloso, que fornece uma via de comunicação entre as duas metades.


Cada hemisfério cerebral é dividido em cinco lobos, quatro dos quais têm o mesmo nome do osso sobre eles: lobo fontal , lobo parietal , lobo occipital e lobo temporal . Um quinto lobo, a ínsula ou ilha de Reil, situa-se profundamente no sulco lateral.


Diencéfalo


O diencéfalo está localizado centralmente e é cercado pelos hemisférios cerebrais. Inclui o tálamo, o hipotálamo e o epitálamo . O tálamo, cerca de 80 por cento do diencéfalo, consiste em duas massas ovais de substância cinzenta que servem como estações de retransmissão para impulsos sensoriais, exceto o sentido do olfato, indo para o córtex cerebral. O hipotálamo é uma pequena região abaixo do tálamo, que desempenha um papel fundamental na manutenção da homeostase, pois regula muitas atividades viscerais. O epitálamo é a porção mais dorsal do diencéfalo. Esta pequena glândula é envolvidos com o início da puberdade e ciclos rítmicos no corpo. É como um relógio biológico.


Tronco cerebral


O tronco cerebral é a região entre o diencéfalo e a medula espinhal. Consiste em três partes: mesencéfalo, ponte e medula oblongata. O mesencéfalo é a porção mais superior do tronco cerebral. A ponte é a porção média saliente do tronco cerebral. Essa região consiste principalmente de fibras nervosas que formam tratos de condução entre os centros superiores do cérebro e a medula espinhal. A medula oblonga, ou simplesmente medula , estende-se inferiormente da ponte. É contínuo com a medula espinhal no forame magno. Todas as fibras nervosas ascendentes (sensoriais) e descendentes ( motoras ) que conectam o cérebro e a medula espinhal passam pela medula.


Cerebelo


O cerebelo, a segunda maior porção do cérebro, está localizado abaixo dos lobos occipitais do cérebro. Três feixes pares de fibras nervosas mielinizadas, chamados pedúnculos cerebelares, formam vias de comunicação entre o cerebelo e outras partes do sistema nervoso central .


Ventrículos e líquido cefalorraquidiano


Uma série de cavidades interconectadas e cheias de líquido são encontradas dentro do cérebro. Essas cavidades são os ventrículos do cérebro, e o fluido é o líquido cefalorraquidiano ( LCR ).


Medula espinhal


A medula espinhal se estende do forame magno na base do crânio até o nível da primeira vértebra lombar. O cordão é contínuo com a medula oblonga no forame magno. Assim como o cérebro, a medula espinhal é cercada por ossos, meninges e líquido cefalorraquidiano.


A medula espinhal é dividida em 31 segmentos com cada segmento dando origem a um par de nervos espinhais. Na extremidade distal da medula, muitos nervos espinhais se estendem além do cone medular para formar uma coleção que lembra a cauda de um cavalo. Esta é a cauda equina. Em corte transversal, a medula espinhal aparece em forma oval.


A medula espinhal tem duas funções principais:


Servindo como uma via de condução para os impulsos que vão e vêm do cérebro. Impulsos sensoriais viajam para o cérebro em tratos ascendentes na medula. Impulsos motores viajam em tratos descendentes.


Servindo como um centro reflexo. O arco reflexo é a unidade funcional do sistema nervoso. Os reflexos são respostas a estímulos que não requerem pensamento consciente e, consequentemente, ocorrem mais rapidamente do que reações que requerem processos de pensamento. Por exemplo, com o reflexo de retirada, a ação reflexa retira a parte afetada antes que você perceba a dor. Muitos reflexos são mediados na medula espinhal sem ir para os centros cerebrais superiores.


Tumor cerebral


Glioma refere-se a tumores que surgem das células de suporte do cérebro. Essas células são chamadas de células gliais. Esses tumores incluem os astrocitomas, ependimomas e oligodendrogliomas. Esses tumores são os tumores cerebrais primários mais comuns.



Fonte: National Cancer Institute

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


Post: Blog2_Post
bottom of page