top of page
  • silviarisilva

Observações sobre o óleo essencial de Lavanda


Embalagem: Frasco de vidro âmbar com gotejador contendo 10 ml de óleo essencial


Nome Científico: Lavandula officinalis


Parte utilizada da planta:Sumidades floridas ou botões na época de máxima floração (geralmente no verão), pois é neste momento que as glândulas contêm a máxima porcentagem de óleos essenciais.


Tipo de Extração: Destilação a vapor


Combina com: Louro, Bergamota, Camomila, Citronela, Sálvia Esclareia, Gerânio, Jasmim, Limão, Mandarina, Noz-Moscada, Laranja, Patchouli, Pinho, Tomilho e Alecrim.


Utilize com: Óleo Vegetal, Argila Medicinal, Creme Base Neutro, Gel de Aloe Vera, Aromatizador Pessoal e/ou Difusor de Aromas para o Ambiente.


Contraindicações:

Não indicamos o uso de óleo essencial administrado oralmente (ingestão), pois não poderemos afirmar sua segurança sem recomendações específicas sobre metabolizações e interações de medicamentos que possam ocorrer, sob esta via administrativa, somente sob orientação de um profissional extremamente qualificado. Recomendamos fazer um teste de sensibilidade na pele antes do uso via administrativa tópica.


Não recomendamos usar um óleo essencial por mais de 28 dias. Caso seja necessário, descanse uma semana, depois retome-o.

Não usar os óleos essenciais puros sobre a pele, podendo causar irritação cutânea se aplicado diretamente sem diluição, excetoLavanda, Copaíba e Tea Tree em aplicação pontual.

Quanto em tratamento com remédios homeopáticos não utilizar: Hortelã Pimenta, Alecrim, Sálvia officinalis ou Tomilho. Pois são considerados antídotos aos remédios homeopáticos.


No caso de Hipertensão, evitar:Alecrim, Sálvia officinalis e Tomilho.


No caso de Hipotensão, evitar:Manjerona e Ylang Ylang.


No caso de Epilepsia, evitar: Erva-Doce, Alecrim e Sálvia officinalis.


Problemas no Fígado:Caso tenha alguma patologia hepática, evite os óleos essenciais de Erva Doce e Anis Estrelado.


Gravidez:Utilizar após o 5° mês de gestação os óleos de Lavanda, Camomila Romana e os cítricos em geral. Consulte sempre o seu médico.


Amamentação, não utilizar:Hortelã Pimenta e Alecrim, pois estes óleos possuem ação anti-galactagoga, ou seja, corta o leite.


Bebês recém-nascidos, usar:Camomila Romana e Lavanda (01 a 03 gotas em 30 ml de óleo carreador).


Bebês 2 a 12 meses, usar: Camomila Romana, Lavanda, Tangerina, Eucalipto Glóbulos, Tea Tree, (03 a 05 gotas em 30ml óleo carreador).


Crianças 1 a 5 anos, usar: Gerânio + os óleos acima (05 a 10 gotas em 30 ml de óleo carreador).


Crianças 5 a 7 anos, usar: Gengibre + os óleos acima (05 a 12 gotas em 30 ml de óleo carreador).


Crianças 7 a 12 anos, usar: Cipreste, Alecrim, Hortelã Pimenta ou do Brasil, Limão Tahiti ou Siciliano + os óleos acima (05 a 15 gotas em 30 ml de óleo carreador).


Crianças 12 anos e após, usar: A partir dos 12 anos poderá ser usado qualquer óleo essencial, e em dosagem acima de 1% quando necessário.


Modo de Uso:


Os óleos essenciais são substâncias concentradas e devem sempre ser diluídos e utilizados sob a orientação de um profissional qualificado. A By Samia não se responsabiliza pelo uso indevido dos produtos aqui vendidos.


Aromatizador: Aproximadamente 15 gotas;


Banhos: Em média 15 a 20 gotas após encher a banheira. Diluir em 01 colher de sopa de óleo vegetal, mel ou vinagre orgânico de maçã, e acrescentar ao banho.


Compressa: 05 a 10 gotas em 1/2 litro de água;


Inalação: 02 gotas em 01 lenço (inalação pontual) ou 01 gota em 50 ml de soro fisiológico ou água (inalação a vapor ou em inalador elétrico);


Massagem: 04 a 12 gotas por colher de sopa de óleo vegetal;


Óleo para rosto: 01 gota em 01 colher de café de óleo vegetal;


Óleo para cabelos: Em média 06 gotas por colher de sopa de óleo vegetal;


Uso tópico: Em média 06 gotas por colher de sopa de óleo vegetal.


Conservação do óleo essencial:


Armazenar em local bem ventilado em embalagem fechada, protegido da luz, calor, fogo, plástico e madeira. Mantenha os frascos longe do alcance das crianças e dos olhos.


Por que não ingerir os óleos essenciais?


Os óleos essenciais quando ingeridos podem causar efeitos irritativos ou serem agressivos em mucosas. Podem promover efeitos adversos. Por isso, se for optar por essa via de administração recomendamos que esta seja feita sob recomendação de um médico que conheça a atuação dos óleos essenciais, ou profissionais da aromaterapia com conhecimento profundo em farmacologia ou farmacêuticos. Dentro dos estudos na aromaterapia a escola francesa, (chamada de aromatologia também) esta difunde as vias administrativas oral, retal e vaginal.


Já a escola inglesa (que é a que a By Samia segue) baseia-se mais no uso externo, através de massagens, reflexologia, inalações e aromatização de ambiente, entre outros, não havendo uso interno, oral, retal e vaginal.


Fonte: bysamia


6 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page