top of page
  • silviarisilva

Organização do sistema nervoso





Organização do sistema nervoso


Embora a terminologia pareça indicar o contrário, existe realmente apenas um sistema nervoso no corpo. Embora cada subdivisão do sistema também seja chamada de "sistema nervoso", todos esses sistemas menores pertencem ao sistema nervoso único e altamente integrado. Cada subdivisão possui características estruturais e funcionais que a distinguem das demais. O sistema nervoso como um todo é dividido em duas subdivisões: o sistema nervoso central ( SNC) e o sistema nervoso periférico ( SNP ).


O Sistema Nervoso Central


O cérebro e a medula espinhal são os órgãos do sistema nervoso central. Por serem tão importantes, o cérebro e a medula espinhal, localizados na cavidade dorsal do corpo , são envoltos em osso para proteção. O cérebro está na abóbada craniana e a medula espinhal está no canal vertebral da coluna vertebral. Embora considerados dois órgãos separados, o cérebro e a medula espinhal são contínuos no forame magno.


O Sistema Nervoso Periférico


Os órgãos do sistema nervoso periférico são os nervos e os gânglios. Os nervos são feixes de fibras nervosas, assim como os músculos são feixes de fibras musculares. Os nervos cranianos e os nervos espinhais estendem-se do SNC para órgãos periféricos, como músculos e glândulas. Os gânglios são coleções, ou pequenos nós, de corpos de células nervosas fora do SNC.


O sistema nervoso periférico é subdividido em uma divisão aferente (sensorial) e uma divisão eferente ( motora ). A divisão aferente ou sensorial transmite impulsos dos órgãos periféricos para o SNC. A divisão eferente ou motora transmite impulsos do SNC para os órgãos periféricos para causar um efeito ou ação.


Finalmente, a divisão eferente ou motora é novamente subdividida em sistema nervoso somático e sistema nervoso autônomo. O sistema nervoso somático, também chamado de sistema nervoso somatomotor ou somático eferente, fornece impulsos motores aos músculos esqueléticos. Como esses nervos permitem o controle consciente dos músculos esqueléticos, às vezes é chamado de sistema nervoso voluntário. O sistema nervoso autônomo, também chamado de sistema nervoso eferente visceral, fornece impulsos motores ao músculo cardíaco, ao músculo liso e ao epitélio glandular .. É ainda subdividido em divisões simpática e parassimpática. Como o sistema nervoso autônomo regula funções involuntárias ou automáticas, ele é chamado de sistema nervoso involuntário.


Fonte: National Cancer Institute

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page