top of page
  • silviarisilva

Palmarosa




Palmarosa


Nome Botânico: Cymbopogon martini.


Familia Botânica: Poaceae.

(Citronela, capim-limão, vetiver).


Nome em inglês: Palmarosa.


Tipo de Planta: Capim em arbusto de médio porte.


Óleo Extraído de: Folhas.


Aparência do óleo: Transparente/fluído.


Aroma: Herbal, perfumado e floral.


Origem: Índia e Madagascar.


Principais constituintes: Geraniol, geranil acetato, linalol, alfa humuleno, beta cariofileno.


Propriedades: Antibiótico, antifúngico, antiviral, antioxidante, bactericida, tônico, antiinfeccioso, antisséptico, vermífugo, digestivo, emoliente, cicatrizante e estimulante.


Principal Utilização:


Tratamento Cutâneo: Trata a pele seca, sensível ou madura, com problemas como eczema, micose e psoríase. Também é um excelente citofilatico (regenerador de tecidos) fazendo a regeneração celular em queimaduras, feridas, úlceras varicosas, acnes, furúnculos, foliculite e ferimentos em geral. Combate os radicais livres, estimulando o rejuvenescimento cutâneo e tratando principalmente manchas e flacidez da pele. Possui uma poderosa ação hidratante para a pele de todo corpo, sendo incorporado com sucesso em cremes e loções, também tratando a sudorese e funcionando como repelente natural de insetos.


Sistema Geniturinário e Hormonal: É tônico uterino, e trata infecções vaginais como cistite, vaginite, além de TPM, menopausa, prostatite. Ideal para tratamentos de problemas de tireóide (hipotiroidismo).


Outras Utilizações:


Antiviral: O óleo da palmarosa é um dos mais fortes antivirais da natureza, devido a alta concentração de geraniol, possui inclusive maior quantidade desse componente químico que o próprio óleo essencial de Gerânio. Sendo extremamente indicado para difusão em ambientes com pessoas enfermas e debilitadas.


Psicologicamente: Excelente contra depressão, ansiedade, insônia, exaustão nervosa e stress. Assim como o seu "similar olfativo": o óleo de rosa, esse também é considerado um ótimo relaxante mental.


Combinações: Lavanda, laranja, gerânio, rosa, limão, pachouli, sândalo, petitgrain, erva doce, salvia. capim-limão, citronela, eucalipto, tea tree,.


Curiosidades: O aroma do óleo de palmarosa lembra o aroma do óleo essencial de rosas e também o de gerânio, isso devido à grande concentração de geraniol, substância presente em grande quantidade nos três. Essa semelhança olfativa faz com que o óleo de palmarosa, que é bem mais barato, seja usado para adulterar o de rosas, que é um óleo essencial muito mais caro. Mas isso não faz do óleo de palmarosa um óleo de qualidade inferior, pois quimicamente, ele possui características semelhantes aos seus similares mais caros. A própria Farmacopéia Brasileira considera a palmarosa como uma substituta válida para o óleo de rosa, apesar de não ter um aroma tão requintado quanto. Na verdade apesar dessa comparação, o aroma da palmarosa fica mais entre a citronela e o gerânio do que propriamente o das rosas.


Cuidados:


Usar bem dilúido, pois pode irritar peles sensíveis.

Especialemente se aplicado no rosto, pode causar sensação de ardência.


O óleo essencial de palmarosa é um ótimo regenerador celular, devido a presença do geraniol e linalol em sua composição. É utilizado em tratamentos estéticos para tratar manchas, flacidez, celulite, pele ressecada e madura, etc. Pode ser aplicado em loções pós depilação ou barba, cremes hidratantes, máscaras de argila, tônicos faciais, etc.


A palmarosa é uma erva originária e cultivada naturalmente na Índia. Faz parte de muitos tratamentos terapêuticos ayurvédicos, sendo usada para acalmar problemas emocionais, aliviar dores reumáticas e musculares e manter a pele jovem e bem cuidada. Seu aroma suave e floral é usado em vários produtos naturais.


PALMAROSA

(Cymbopogon martini)


Fonte: oleosaromaticos

0 visualização0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page