top of page
  • silviarisilva

Sangue



Sangue


O sangue é o fluido da vida, transportando oxigênio dos pulmões para os tecidos do corpo e dióxido de carbono dos tecidos do corpo para os pulmões. O sangue é o fluido do crescimento, transportando nutrientes da digestão e hormônios das glândulas por todo o corpo. O sangue é o fluido da saúde, transportando substâncias que combatem doenças para os tecidos e resíduos para os rins. Porque contém células vivas, o sangue está vivo. Os glóbulos vermelhos e os glóbulos brancos são responsáveis ​​por nutrir e limpar o corpo.


Sem sangue, o corpo humano pararia de funcionar.


Classificação e estrutura dos vasos sanguíneos


Os vasos sanguíneos são os canais ou condutos através dos quais o sangue é distribuído aos tecidos do corpo. Os vasos formam dois sistemas fechados de tubos que começam e terminam no coração. Um sistema, os vasos pulmonares, transporta sangue do ventrículo direito para os pulmões e de volta para o átrio esquerdo . O outro sistema, os vasos sistêmicos, transporta sangue do ventrículo esquerdo para os tecidos em todas as partes do corpo e, em seguida, retorna o sangue para o átrio direito. Com base em sua estrutura e função, os vasos sanguíneos são classificados como artérias , capilares ou veias .


Artérias


As artérias levam o sangue para longe do coração. As artérias pulmonares transportam sangue com baixo teor de oxigênio do ventrículo direito para os pulmões. As artérias sistêmicas transportam sangue oxigenado do ventrículo esquerdo para os tecidos do corpo. O sangue é bombeado dos ventrículos para grandes artérias elásticas que se ramificam repetidamente em artérias cada vez menores até que a ramificação resulte em artérias microscópicas chamadas arteríolas . As arteríolas desempenham um papel fundamental na regulação do fluxo sanguíneo para os capilares teciduais. Cerca de 10 por cento do volume total de sangue está no sistema arterial sistêmico a qualquer momento.


A parede de uma artéria consiste em três camadas. A camada mais interna, a túnica íntima (também chamada de túnica interna), é um epitélio escamoso simples circundado por uma membrana basal de tecido conjuntivo com fibras elásticas. A camada média, a túnica média , é principalmente músculo liso e geralmente é a camada mais espessa. Ele não apenas fornece suporte para o vaso, mas também altera o diâmetro do vaso para regular o fluxo sanguíneo e a pressão sanguínea . A camada mais externa, que liga o vaso ao tecido circundante, é a túnica externa ou túnica adventícia .. Esta camada é tecido conjuntivo com quantidades variadas de fibras elásticas e colagenosas. O tecido conjuntivo nesta camada é bastante denso onde está adjacente à túnica média, mas muda para tecido conjuntivo frouxo próximo à periferia do vaso.


Capilares


Os capilares, os menores e mais numerosos dos vasos sanguíneos, formam a conexão entre os vasos que levam o sangue para fora do coração (artérias) e os vasos que retornam o sangue ao coração (veias). A função primária dos capilares é a troca de materiais entre o sangue e as células do tecido.


A distribuição capilar varia com a atividade metabólica dos tecidos do corpo. Tecidos como músculo esquelético , fígado e rim possuem extensas redes capilares porque são metabolicamente ativos e requerem um suprimento abundante de oxigênio e nutrientes. Outros tecidos, como o tecido conjuntivo, têm um suprimento menos abundante de capilares. A epiderme da pele e o cristalino e a córnea do olho carecem completamente de uma rede capilar. Cerca de 5% do volume total de sangue está nos capilares sistêmicos a qualquer momento. Outros 10 por cento estão nos pulmões.


As células musculares lisas nas arteríolas, onde se ramificam para formar capilares, regulam o fluxo sanguíneo das arteríolas para os capilares.


Veias


As veias levam o sangue em direção ao coração. Depois que o sangue passa pelos capilares, ele entra nas veias menores, chamadas vênulas . Das vênulas, flui para veias cada vez maiores até chegar ao coração. No circuito pulmonar, as veias pulmonares transportam o sangue dos pulmões para o átrio esquerdo do coração. Este sangue tem um alto teor de oxigênio porque acaba de ser oxigenado nos pulmões. As veias sistêmicas transportam sangue dos tecidos do corpo para o átrio direito do coração. Este sangue tem um teor de oxigênio reduzido porque o oxigênio foi usado para atividades metabólicas nas células do tecido.


As paredes das veias têm as mesmas três camadas que as artérias. Embora todas as camadas estejam presentes, há menos músculo liso e tecido conjuntivo. Isso torna as paredes das veias mais finas do que as das artérias, o que está relacionado ao fato de o sangue nas veias ter menos pressão do que nas artérias. Como as paredes das veias são mais finas e menos rígidas que as artérias, as veias podem conter mais sangue. Quase 70 por cento do volume total de sangue está nas veias a qualquer momento. As veias médias e grandes têm válvulas venosas, semelhantes às válvulas semilunares associadas ao coração, que ajudam a manter o sangue fluindo em direção ao coração. As válvulas venosas são especialmente importantes nos braços e pernas, onde impedem o refluxo de sangue em resposta à força da gravidade.



Fonte: National Cancer Institute

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page