top of page
  • silviarisilva

Sândalo




Santalum album


Nome Botânico: Santalum album, Santalum spicatum, Santalum macgregorii.


Família Botânica: Santalaceae.


Nome em inglês: Sandalwood.


Tipo de Planta: Árvore de médio porte com madeira aromática.


Óleo Extraído de: Madeira (tronco e raiz)


Aparência do óleo: Transparente amarelado/fluído.


Aroma: Amadeirado, perfumado e suave.

Origem: Índia.


Propriedades: Expectorante, antisséptico, antidepressivo, diurético, tônico, emoliente, calmante, anti-infeccioso, descongestionante, fungicida, adstringente, carminativo, emoliente, fixativo, imuno estimulante, anti-inflamatório.


Principal Utilização:


Sistema Respiratório: Tem um ótimo efeito antisséptico e purificador para as vias respiratórias, tônico e expectorante para os pulmões, como todos os óleos de madeiras. Trata tosses, bronquite, asma, sinusite, resfriados, congestão peitoral e nasal, garganta inflamada, infecções pulmonares e alergias.


Outras Utilizações:


Tratamento de Pele: Trata acnes, pele seca, fissuras, escaras, eczemas, ressecamento, tonicidade, furúnculos, infecções, coceiras.


Sistema Geniturinário: Trata a cistite, candidiase, infecção urinária, gonorreia, leucorreia, problemas da próstata e órgãos sexuais.


Psicologicamente: Relaxante, calmante, antidepressivo, afrodisíaco (trata a frigidez e a impotência diminuindo a ansiedade), proporciona bem-estar e induz ao sono tranquilo. Alivia tensões e stress. Um óleo com um aroma muito suave e altamente benéfico para o Sistema Nervoso.


Curiosidades: A madeira do sândalo possui uma longa tradição de uso. Na Índia, portais imensos são entalhados com essa madeira, devido a sua resistência a cupins e adorável aroma. Também sempre foi usado em incensos, perfumes, rituais religiosos e de meditação.


O sândalo foi usado por milhares de anos no Oriente, e na medicina Ayurvédica (indiana) é um remédio natural. Houve tanto corte da madeira no passado, para a extração de seu óleo, que hoje o governo da Índia controla a produção desse óleo essencial, e as árvores que são cultivadas com esse propósito.


É um óleo muito apreciado pelos homens, pelo seu aroma, efeitos no emocional e na libído. Muito usado também na indústria da perfumaria, principalmente em fragrâncias masculinas.


Combinações: Cedro, Limão, Patchouli, Rosa, Laranja, Petitgrain, Eucalipto, Tea Tree, Ylang Ylang, Pinho, Manjerona, Lemongrass, Lavanda, Jasmim, Sálvia, Gerânio, Palmarosa, Erva-doce, Benjoim


Cuidados: Usar diluído e evitar na gravidez.


O sândalo, assim como todas as demais madeiras, fornece um óleo eficaz para todos os problemas que atingem o sistema respiratório. Bronquite, asma, sinusite, congestão, muco, tosse, resfriados e outros problemas são tratados através de inalações, massagens e difusão no ambiente.


O suave aroma do sândalo ajuda na meditação. É uma das madeiras mais usadas no mundo para fins religiosos e também medicinais. No Oriente, principalmente na Índia é considerada uma árvore sagrada e seu óleo é usado como perfume e item religioso.


Sândalo Amyris (Amyris balsamifera)


As espécies Santalum album (Sândalo Indiano), Santalum macgregorii(Sândalo Papua) e Santalum spicatum (Sândalo Australiano) são consideradas as mais nobres, e seus óleos essenciais são os mais caros das madeiras aromáticas. Porém existe uma árvore chamada Amyris (Amyris balsamifera), que possui um óleo essencial com o aroma muito similar ao sândalo, porém com um preço inferior por ser mais acessível o seu cultivo, sem riscos para a espécie como os sândalos verdadeiros. Por isso é usado na aromaterapia como Sândalo Amyris.


Fonte: oleosaromaticos

0 visualização0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page