Tangerina
Citrus nobilis
Nome Botânico: Citrus reticulata, Citrus nobilis, Citrus tangerina, Citrus madurensis, Citrus tenore.
Família botânica: Rutaceae. (Laranja, Bergamota, Lima, Petitgrain, Néroli, Limão, Grapefruit).
Outros nomes: Mandarina, Mexerica, Clementina.
Nome em inglês: Tangerine
Tipo de Planta: Árvore frutífera de pequeno/médio porte.
Óleo Extraído de: Casca do fruto.
Aparência do óleo: Transparente alaranjado/fluído.
Aroma: Doce, fresco e cítrico. Com um leve toque amargo.
Origem: EUA e Brasil.
Principais componentes: Geraniol, citral, citronelol, limoneno.
Propriedades: Antidepressivo, antisséptico, analgésico, antiespasmódico, carminativo, digestivo, febrífugo, sedativo, estimulante do estômago e tônico geral.
Principal Utilização:
Sistema Circulatório e Linfático: Elimina toxinas do organismo, acúmulo de líquidos e a celulite. É estimulante para a eliminação de restos metabólicos, inclusive ajudando a dissolver gordura localizada em Massagens Estéticas e Modeladoras. Assim como todos os óleos cítricos, possui efeito tônico e regulador para a circulação.
Sistema Digestivo: Tem ação calmante sobre o estômago, especialmente em estados de tensão nervosa. Trata distúrbios gástricos como diarréia, prisão de ventre, úlcera, gastrite, gases e indigestão.
Outras Utilizações:
Tratamento de Pele: Eficaz nos tratamentos de pele seca, cicatrizes, celulite, marcas de expressão, rugas, poros abertos e dermatite, é desodorizador da pele.
Antisséptico: Desinfetante bucal, usado como tônico da gengiva e útil no tratamento de aftas.
Imunidade: Benéfico para casos de resfriado, bronquite e febre.
Sistema Muscular: O óleo de tangerina é um bom relaxante muscular. Alivia a sensação de dor e cansaço do corpo.
Repelente para insetos.
Psicologicamente: Alivia a tensão e o stress, tem um efeito reanimador para a mente. Trata depressão, ansiedade, insônia e nervosismo. Assim como a Laranja, a Tangerina é um ótimo calmante emocional. Nos desperta a alegria.
Curiosidades: A tangerina foi levada da China para os Estados Unidos através da Europa. A fruta também é conhecida como Tangerina Dancy em virtude do coronel Dancy que iniciou o seu cultivo no sudoeste dos EUA por volta de 1871.
Cuidados: Perfeitamente seguro para uso, desde que diluído. Pode ser usado em crianças e idosos. No entanto como todos os cítricos, não deve ser exposto ao sol após aplicado.
Combinações: Combina com todos os óleos de especiarias (Cravo, Canela, Gengibre, Cardamomo, Pimenta Preta, Manjerona), todos os cítricos, Lavanda, Néroli, Sândalo, Cedro, Alecrim, Lemongrass, Cipreste, Vetiver, Hortelã, Gerânio.
Cultivada desde a Antiguidade, na China e na Índia, a tangerina tinha vários usos na medicina tradicional. Os chineses usavam a casca para curar os distúrbios da digestão e da fermentação intestinal.
Na Europa Meridional, onde a tangerina começou a ser cultivada, pelo século XVI, recorria-se aos seus frutos para se combater as febres, acalmar dores de parto, infecções urinárias e os pruridos.
A tangerina assim como a laranja, é um óleo essencial muito indicado para tratar problemas emocionais, como a depressão e tristeza. Seu aroma doce nos desperta a alegria e vontade de viver.
Fonte: oleosaromaticos
Comments