top of page
  • silviarisilva

Técnica para Aplicações




O tratamento cromoterápico começa com a energização das funções básicas do organismo, como a “limpeza de aura”, geralmente com a aplicação da cor azul, por 01 minuto.


A luz deve iniciar pelo pé direito, subindo pela lateral do corpo, passando pela cabeça, descendo pelo outro lado até o pé esquerdo e daí retornando, até completar o tempo indicado. Entretanto, em caso de pessoas muito debilitadas, pode-se executar a “limpeza de aura” com a cor amarela.


Logo a seguir, trabalha-se o sistema nervoso periférico com a cor azul, percorrendo-o através da coluna vertebral, desde a coluna cervical até o cóccix, com movimentos descendentes e ascendentes, durante 40 segundos.


Depois, passa-se para o sistema nervoso central com as cores: verde, azul e rosa, também o percorrendo através da coluna vertebral, desde a coluna sacrolombar até o encéfalo, com movimentos apenas ascendentes, retornando o aparelho pelo lado direito, para subir novamente, durante 40 segundos cada cor. Complementa-se com 40 segundos de azul em volta da cabeça e com 20 segundos de projeção da cor azul claro na região Frontal.


Em casos de dor de cabeça e problemas nos olhos e ouvidos, deve-se energizar a região frontal com a aplicação da cor amarela, por 30 segundos. Concluída a etapa inicial, passa-se ao tratamento loca- lizado das perturbações orgânicas. A distância média para aplicação da energia luminosa é de 5 a 10cm.


O tempo de aplicação de cada cor é de 40 segundos a 01 minutos, em média. Em casos de doenças de maior gravidade, o tempo de aplicação pode atingir 02 ou até 05 minutos cada cor. Em crianças o tempo deve ser reduzido à metade e em bebês à quarta parte.


A ordem das cores deve obedecer às indicações de cada caso, não podendo, por exemplo, aplicar só a cor azul em diversos locais, para posteriormente usar outras cores. A prescrição de um conjunto de cores deve ser completada para passar ao tratamento de outro órgão.


Quanto ao equipamento para aplicação cromática deve constar de lâmpadas coloridas de 40 Watts ou de um aparelho portando uma lâmpada de 40 Watts e placas com as diversas cores, que serão trocadas conforme a necessidade. Finaliza-se a aplicação geralmente com a cor azul no corpo todo, passando-se no sentido horizontal, em ziguezague, a partir dos ombros até os pés, tanto pela frente, como pelas costas, por 01 minuto.


Entretanto, podem ser usa- das também as cores amarela ou verde no corpo todo antes do azul, conforme o caso. Usa-se o verde quando o paciente apresenta um pro- cesso infeccioso, principalmente em crianças acometidas de estados febris. A indicação do amarelo no corpo todo é relativa aos quadros de enfraquecimento ou debilidade dos pacientes. O número de aplicações depende de cada caso, mas normalmente a orientação é de duas a três por semana no início do tratamento.


Após um mês de terapia cromática, o paciente já deve estar apresentando boas melhoras, quando é possível reduzir para uma ou duas aplicações semanais. Ao desaparecem os sintomas, passa-se para o período de manutenção com uma aplicação a cada 10 ou 15 dias, durante 1 a 2 meses. Obs.- O tempo de aplicação de cada cor varia de 30 segundos a 01 minuto, assim representados: 30” a 1’, conforme a necessidade do caso a ser tratado.


Fonte: scribd

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page