Vias Circulatórias
Os vasos sanguíneos do corpo são funcionalmente divididos em dois circuitos distintos: circuito pulmonar e circuito sistêmico. A bomba para o circuito pulmonar, que faz o sangue circular pelos pulmões, é o ventrículo direito. O ventrículo esquerdo é a bomba para o circuito sistêmico, que fornece o suprimento de sangue para as células dos tecidos do corpo.
Circuito pulmonar
A circulação pulmonar transporta sangue pobre em oxigênio do ventrículo direito para os pulmões, onde o sangue recebe um novo suprimento sanguíneo. Em seguida, ele retorna o sangue rico em oxigênio para o átrio esquerdo.
Circuito Sistêmico
A circulação sistêmica fornece o suprimento sanguíneo funcional para todos os tecidos do corpo. Ele transporta oxigênio e nutrientes para as células e pega dióxido de carbono e produtos residuais. A circulação sistêmica transporta sangue oxigenado do ventrículo esquerdo, através das artérias, para os capilares nos tecidos do corpo. Dos capilares teciduais, o sangue desoxigenado retorna através de um sistema de veias para o átrio direito do coração.
As artérias coronárias são os únicos vasos que se ramificam da aorta ascendente. As artérias braquiocefálica, carótida comum esquerda e subclávia esquerda se ramificam do arco aórtico. O suprimento sanguíneo para o cérebro é fornecido pelas artérias carótidas internas e vertebrais. As artérias subclávias fornecem o suprimento de sangue para a extremidade superior. As artérias celíaca, mesentérica superior, suprarrenal, renal, gonadal e mesentérica inferior se ramificam da aorta abdominal para suprir as vísceras abdominais. Artérias lombares fornecer sangue para os músculos e medula espinhal. Ramos da artéria ilíaca externa fornecem o suprimento sanguíneo para a extremidade inferior. A artéria ilíaca interna supre as vísceras pélvicas.
Principais Artérias Sistêmicas
Todas as artérias sistêmicas são ramos, direta ou indiretamente, da aorta . A aorta ascende do ventrículo esquerdo, curva-se posteriormente e para a esquerda, depois desce pelo tórax e abdome. Essa geografia divide a aorta em três porções: aorta ascendente, arco aórtico e aorta descendente. A aorta descendente é subdividida em arota torácica e aorta abdominal.
Principais veias sistêmicas
Depois que o sangue fornece oxigênio aos tecidos e capta dióxido de carbono, ele retorna ao coração por meio de um sistema de veias. Os capilares, onde ocorrem as trocas gasosas, fundem-se em vênulas e estas convergem para formar veias cada vez maiores até que o sangue atinja a veia cava superior ou a veia cava inferior , que drenam para o átrio direito.
Circulação Fetal
A maioria das vias circulatórias em um feto são como as do adulto, mas existem algumas diferenças notáveis porque os pulmões, o trato gastrointestinal e os rins não estão funcionando antes do nascimento. O feto obtém seu oxigênio e nutrientes da mãe e também depende da circulação materna para transportar o dióxido de carbono e os produtos residuais.
O cordão umbilical contém duas artérias umbilicais para transportar sangue fetal para a placenta e uma veia umbilical para transportar sangue rico em oxigênio e nutrientes da placenta para o feto. O ducto venoso permite que o sangue contorne o fígado imaturo na circulação fetal. O forame oval e o canal arterial são modificações que permitem que o sangue contorne os pulmões na circulação fetal.
Fonte: National Cancer Institute
Comments